eBand
Em busca da recuperação da derrota diante do Atlético-MG e querendo encostar novamente no líder, o Vasco recebe o Coritiba nesta quinta-feira, às 21h, em São Januário, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Cristovão Borges ainda não definiu o time que entrará em campo e há a possibilidade de que Felipe retorne à equipe titular. Já o Coxa, busca reencontrar os caminhos das vitórias para se afastar da zona de rebaixamento.
Para este confronto, o Vasco não terá o zagueiro Dedé, que defendeu o Brasil no amistoso contra a Suécia, em Estocolmo (SUE), e desembarca no Brasil nesta quinta-feira. Assim, a dupla de zaga volta a ser Douglas e Fabrício, que atuaram juntos contra o Corinthians. Além do Mito, Cristovão Borges não poderá contar com os atacantes Eder Luis e Tenório, ambos vetados pelo departamento médico devido a lesões musculares.
Com isso, há a possibilidade de que Felipe, recuperado de um edema no joelho direito, volte a atuar na equipe titular. O camisa 6 jogaria no meio de campo ao lado de Nilton, Wendel e Juninho; Carlos Alberto iria para o ataque atuar com Alecsandro. Porém, o mais provável é que Cristovão mantenha o esquema e dê oportunidade a Wiliam Barbio, substituto direto de Eder Luis.
"O problema é o seguinte: se você ganha, ninguém questiona esse fato (time ser previsível). Quando você não ganha, já se questiona. Se não tiver organização, falam que é um time sem padrão. Agora nós temos e tem de ter paciência. Eu tenho de ter alternativa de mudança. Para mudar esquema, para mudar sistema. Mas quando tenho essa oportunidade de fazer, os jogadores se machucam ou viram desfalques. Nessa hora entra a paciência mais uma vez", disse o treinador vascaíno.
Diante de um momento conturbado, o Coritiba necessita de um bom resultado em São Januário. Isso porque a equipe perdeu os últimos três jogos que disputou no Campeonato Brasileiro e já vê a zona de rebaixamento como algo real na tabela.
Para esta partida, o técnico Marcelo Oliveira poderá contar com o retorno do volante Willian e dos meias Robinho, Rafinha e Lincoln. Por outro lado, o zagueiro Emerson e o atacante Everton Costa seguem vetados. De última hora, o centroavante Leonardo também foi cortado.
Como de costume, o treinador fez mistério, fechou o treino e não divulgou o time que vai começar jogando. A tendência, no entanto, é de que Willian volte ao time e forme um trio de marcação com Gil e Junior Urso. Na frente, a dúvida fica entre Rafinha ou Everton Ribeiro ao lado de Robinho. Roberto deverá ser o atacante.
Desde que chegou ao Coritiba, no início do ano passado, Marcelo Oliveira jamais conviveu com uma situação como esta atual da equipe. Mesmo assim, a diretoria garante que ele não corre riscos de acabar deixando o cargo em caso de um novo revés.
O Vasco está em terceiro lugar, com 34 pontos, quatro atrás do líder Atlético-MG. Já o Coritiba, com 15 pontos, está na 15ª colocação.
FICHA TÉCNICA
VASCO X CORITIBA
Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 16/08/2012 - 21h (de Brasília)
Árbitro: Ailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e José Carlos Oliveira dos Santos (BA)
VASCO: Fernado Prass; Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto, Wiliam Barbio (Felipe) e Alecsandro - Técnico: Cristovão Borges
CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Pereira, Escudero e Lucas Mendes; Willian, Junior Urso, Gil, Robinho e Rafinha; Roberto - Técnico: Marcelo Oliveira.

Últimas do seu time