por Rogério Micheletti
Marcos Adriano, o Marcos Adriano Gonçalves de Barros, lateral-esquerdo que defendeu o São Paulo, Flamengo, Santos, Bahia, Atlético Paranaense, entre outras equipes, hoje mora na cidade de Palmeira dos Índios (AL), onde nasceu no dia 30 de julho de 1970. No dia 2 de dezembro de 2025, o Globoesporte.com divulgou a informação de que Marcos Adriano, após problemas com o álcool, estava internado em uma clínica de de reabilitação de Alagoas.
Lançado no time profissional do Tricolor paulista pelo técnico Telê Santana, no começo dos anos 90, Marcos Adriano chegou a ser comparado até com Marinho Chagas. "Essa comparação surgiu porque o Marcos Adriano também subia muito ao ataque", diz Milton Neves.
Com o surgimento de André Luiz, Marcos Adriano perdeu espaço no elenco são-paulino. Após ter realizado 46 partidas (22 vitórias, 10 empates e 14 derrotas), deixou o clube para defender o Flamengo, em 1993. Permaneceu no rubro-negro até 1995, ano em que o time da Gávea comandado por Luxemburgo perdeu o Carioca para o Fluminense, do ponta-direita Renato Gaúcho.
No mesmo ano, ele se transferiu para o Santos e mais uma vez o título bateu na trave. O Peixe reclama até hoje do árbitro Márcio Rezende de Freitas. Ele apitou a final entre Santos e Botafogo, no Pacaembu, e validou um gol de Túlio (impedido) e anulou o gol de Camanducaia (seria o gol da vitória), que estava em posição legal.
Depois do Santos, Marcos Adriano foi jogar no Atlético Paranaense e no Bahia, mas ficou marcado pelo bom futebol apresentado no São Paulo, Flamengo e principalmente no Santos Futebol Clube, onde teve como companheiros de equipe o meia Giovanni, os ex-sãopaulinos Jamelli e Macedo, o meia Robert, os volantes Gallo e Carlinhos, o lateral Marquinhos Capixaba, os zagueiros Narciso e Ronaldo Marconatto e o goleiro Edinho (filho de Pelé).
Timão seguirá com desfalque importante no clássico contra o Santos
Memphis segue com dores no joelho e está totalmente descartado por DorivalSaudade: Vavá, o 'Peito de Aço', nos deixava há 24 anos
Atacante foi bicampeão pela Seleção Brasileira. Foto: DivulgaçãoJogos pelo Fla
Com a camisa do Flamengo, Marcos Adriano disputou 94 partidas. Foram 45 vitórias, 31 empates e 18 derrotas. O lateral-esquerdo, que também chegou a ser improvisado na lateral-direita e no meio de campo, marcou quatro gols com a camisa rubro-negra
Achados & Perdidos: O fantástico salto triplo de Adhemar Ferreira da Silva, que nos deixava há 25 anos
Saudade: Há três anos morria Leonetti, goleiro que foi revelado pelo Corinthians
Achados & Perdidos: Baltazar e Sorato: o que estes dois ex-atacantes têm em comum?
Olhos no retrovisor: Alain Prost estreava na Fórmula 1 pontuando, há 46 anos
Copinha e Paulistão serão os temas centrais da live de Marcos Falopa com o jornalista Amilton Franco
Achados & Perdidos: Em filme de 1986, Pelé contracenando com o aniversariante Renato Aragão
Parabéns, Gilmar Rinaldi! Goleiro que sempre jogou em grandes clubes brasileiros, completa 67 anos!
Parabéns! Mauro Silva, volante do Brasil na Copa de 94, completa 58 anos
Em vídeo, 'Antes e Depois' de pontas que brilharam por Galo e Cruzeiro!
Hoje é o dia do Treinador de Futebol: Relembre o icônico programa SuperTécnico, da Band