por Kaique Lopreto, @kaiquelop
Park Ji-Sung nasceu no dia 25 de fevereiro de 1981 na cidade de Goheung, na Coreia do Sul. Ele é considerado o melhor jogador da história de seu país por muitos e encerrou a carreira no dia 14 de maio de 2014. Neste mesmo dia, ele anunciou que começaria a administrar o Centro de Futebol JS, que ele idealizou.
Apesar de ter nascido em Goheung, Park cresceu em Suwon, cidade vizinha a Seul. Assim, ele começou a jogar futebol na escola e, após fazer grande sucesso entre os garotos, começou a ser sondado por grandes times. Em 1998, ele assinou com o Kyoto Sanga, do Japão, para dar inicio a sua carreira profissional.
Quatro anos depois, ele se transferiu para o PSV Eindhoven, da Holanda, e teve sua primeira chance de jogar na Europa. Com sua alta velocidade, bons dribles e obediência tática ele se destacou e foi contratado pelo poderoso Manchester United no meio de 2005. Assim, ele se tornou o primeiro sul-coreano a vencer o Campeonato Inglês em sua segunda temporada pelos Red Devils. Ao todo, foram 12 títulos pelo clube inglês, incluindo a Liga dos Campeões de 2008 e o Mundial de Clubes do mesmo ano.
Em 2012, ele acertou com o Queens Park Rangers, também da Inglaterra, mas pouco ficou no time. No ano seguinte, ele voltou, por empréstimo, ao PSV. Foi pelo clube holandês que ele pendurou as chuteiras no ano de 2014. Após se aposentar, ele inaugurou o Centro de Futebol JS, na cidade onde cresceu.
Pela Seleção Sul-coreana, Park fez história. Mesmo jovem, ele foi uma das armas do time que chegou até as semifinais na Copa de 2002. Ele também participou dos Mundiais de 2006 e 2010, tendo marcado gol em todas as três edições que disputou.
Achados & Perdidos: O dia em que o aniversariante Nelinho chutou uma bola para fora do Mineirão
Achados & Perdidos: Santos, bicampeão da Libertadores em dia que Pelé foi 'caçado' por argentinos do Boca
F1: Norris vence duelo particular com Piastri e garante a pole para o GP da Bélgica
Após empatar com o líder Cruzeiro, Corinthians vai ao Rio para enfrentar o Botafogo; as formações
Achados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Achados & Perdidos: Veja uma entrevista com Aymoré Moreira, que nos deixava há 27 anos
F1: Piastri, com manobra de campeão sobre Norris, vence o GP da Bélgica. Bortoleto é o 9º
Saudade: Telê Santana, o 'Fio de Esperança" completaria 94 anos
O animado São Paulo recebe o Flu, que não vence há três rodadas; os times
No Dia do Motociclista no Brasil, veja o genial Heleno de Freitas com sua moto