Palmieri

Ex-goleiro do Bangu e Botafogo de Ribeirão
Roberto Palmieri de Souza, goleiro do Bangu, Botafogo e Botafogo de Ribeirão Preto nos anos 80 e 90, trabalhou como treinador e como jornalista esportivo e, a partir de 2008, assumiu a Secretaria Municipal de Esportes de Ribeirão Preto.

Ele encerrou a carreira cedo, aos 32 anos, jogando pelo Volta Redonda (RJ). "Fiquei um pouco cansado de trabalhar e não receber de alguns clubes. E também é inaceitável vários jogadores ganharem salários tão baixos. Por isso, achei melhor parar", comenta Palmieri, que dirigiu a equipe do Ferroviário do Ceará na Copa do Brasil de 2004.

Um dos goleiros mais altos do futebol brasileiro em todos os tempos, Palmieri começou nas categorias de base do Bangu e teve sua primeira chance na equipe profissional de Moça Bonita aos 17 anos. "Eu acabei substituindo o Gilmar (vice-campeão brasileiro em 85). Não era para ter subido tão cedo, mas, infelizmente, o Alexandre (outro goleiro) morreu em acidente de carro?, lembra o ex-goleiro, que defendeu várias seleções juniores nos anos 80. "Fui várias vezes chamado. Joguei nas seleções com o Ronaldo (ex-Corinthians), o Velloso, o César Sampaio, o André Cruz, entre outros", comenta Palmieri.

Embora tenha recebido algumas propostas de Flamengo e Palmeiras para deixar o Bangu em 88, Palmieri saiu do time de Moça Bonita no final de 89 para defender o Botafogo de Ribeirão de Preto. No ano seguinte, voltou para o futebol carioca, desta vez para jogar pelo Botafogo. "Fiquei em 91 na reserva. No ano seguinte, eu comecei como titular, mas acabei deixando a equipe no meio do Brasileirão de 92, quando o Botafogo foi vice-campeão?, comenta Palmieri, que mora no bairro de Castelo Branco Novo, em Ribeirão Preto, e aguarda propostas para trabalhar como treinador. "Muitos ex-goleiros têm dado certo como treinador. Estou aguardando convites?, fala o ex-goleiro do Bangu, que nasceu no dia 15 de agosto de 1968 no Rio de Janeiro (RJ).

E enquanto não aparece um clube para o técnico Palmieri trabalhar, ele tornou-se "O Milton Neves da televisão esportiva de Ribeirão Preto". O ex-goleiro chegou a ser apresentador de um programa esportivo da TV Record local de Ribeirão Preto.

No começo de 2006, ele foi convidado para trabalhar no Uberlândia (MG) e aceitou. Chegou ao clube mineiro para substituir o treinador Waldir Peres, outro ex-goleiro. Não obteve sucesso e se transferiu para o comando técnico do Cambé Atlético Clube, da segunda divisão do futebol paranaense.
 
No dia 15 de maio de 2022, Roberto Palmieri de Souza, o Palmieri (ex- goleiro do Bangu, Botafogo e Botafogo de Ribeirão Preto e hoje é presidente da Associação Brasileira dos treinadores de Goleiros) participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.

por Rogério Micheletti
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES