Ozires

Ex-zagueiro do Cruzeiro
Nascido no dia 29 de janeiro de 1952, no Rio de Janeiro (RJ), Ozires de Paiva, o Ozires, zagueiro do Cruzeiro na década de 1970, é treinador profissional e sonhava em trabalhar no futebol paulista. "O meu objetivo é trabalhar no futebol paulista", disse Ozires em 2001.

Ele começou a carreira de jogador no Botafogo, clube no qual atuou ao lado de Osmar Guarnelli, Nílson Dias e companhia. "O Nílton Santos era o diretor do departamento amador do Botafogo", lembra o ex-zagueiro.

Em 1972 , Ozires foi campeão estadual pelo River (PI). Depois de jogar no Piauí, ele atuou no Fortaleza, equipe na qual foi bicampeão cearense em 74 e 75.

"Nessa época ganhei a Bola de Prata e me transferi para o Cruzeiro ainda em 75", conta. Em 76, Ozires fez parte da equipe do Cruzeiro que foi vice-campeã mundial, perdendo para o Bayern de Munique na final.

Em 80 , o zagueiro jogou por seis meses no Bahia, do artilheiro Beijoca, e depois se transferiu para o Grêmio Maringá (PR), onde foi vice-campeão paranaense. Ele também jogou no Operário (MS), que era comandado pelo saudoso Castilho.

"Fui campeão pelo Operário, que tinha também o Cocada", comenta, lembrando do lateral-direito, irmão do atacante Müller, que também jogou no Vasco da Gama.

Depois do Operário, Ozires atuou no Figueirense (SC), defendeu a Seleção Catarinense (ao lado do ex-vascaíno Léo e do lateral-esquerdo Jacenir), jogou no Pinheiros e encerrou a carreira na Saltense (SP), clube que começou a carreira de técnico.  O melhor momento de Ozires como treinador aconteceu em 92, quando ele comandou o Auto Esporte campeão estadual.

O ex-zagueiro também treinou o Cachoeiro (ES), URT (MG), o Souza, na Copa do Brasil, o Atlético de Cajazeiras, o Campinense e o Barra Mansa (RJ), antes de retornar para o Auto Esporte. Para virar técnico, ele concluiu o curso de Educação Física do Exército e também da Associação Brasileira dos Técnicos.
ver mais notícias

TÍTULOS CONQUISTADOS COMO JOGADOR

- Pelo Cruzeiro, tricampeão mineiro em 1976, 77 e 78 e campeão da Taça Libertadores da América de 1976

- Pelo Fortaleza, campeão cearense em 1974 e 1975

- Pelo Operário de Campo Grande, campeão do então estado unificado do Mato Grosso em 1973

- Pelo River, campeão piauiense em 1972

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES