Orlando Maia

Ex-lateral do Botafogo
por Rogério Micheletti
 
Ex-lateral do Botafogo nos tempos de Garrincha, Nilton Santos e Zagallo, o baiano Orlando Maia, que trabalhava como guardador de carros em Piracicaba (SP), morreu no final da década de 2000.

"Não vejo a hora de conseguir a minha aposentadoria, mesmo não sendo muito", disse Orlando, que trabalhava na rua Benjamin Constant.

Nascido em 9 de outubro de 1930, Orlando Maia começou a jogar em 42 no Bahia, clube que defendeu até 52. Foi contratado pelo Botafogo onde ficou até 60. Depois de defender o Fogão, o lateral jogou pelo Taubaté (60 a 63), XV de Piracicaba (63 a 66) e União Bandeirante-PR (67 a 68).

Depois de encerrar a carreira de jogador, Orlando virou preparador de goleiros. Ele chegou a ser companheiro do técnico Dudu (ex-volante do Palmeiras) no XV de Piracicaba. Trabalhou como preparador de goleiros até 92.

Casado por mais de 30 anos com Maria Morais Almeida, também aposentada, Orlando Maia se lembrava com saudade dos tempos gloriosos de Botafogo. "Eu vi o romance do Garrincha e de Elza Soares nascer. Ele pegava sempre o trem em Pau Grande (RJ) para treinar no Botafogo. Era uma pessoa muito legal. Lembro-me perfeitamente até hoje quando ele chegou falando que havia conhecido a Elza. O Mané estava apaixonado por ela e parecia um menino", contava o saudoso Orlando.

Em Piracicaba, Orlando Maia chegou a formar um trio final que ficou famoso no interior de São Paulo: Orlando, Orlando Maia e Pescuma. O último seria campeão paulista pela Portuguesa em 73 e o negro goleiro Orlando é o pai do ex-goleiro Nílton, que jogou no Santos na década de 80.

Orlando disse que chegou a ser bem remunerado nos tempos de jogador, muito diferente do que acontece atualmente trabalhando na rua, onde ganhava aproximadamente R$ 20 a R$ 30. "Eu ganhei bastante dinheiro, mas gastei muito também", lamentava.

Legenda da foto do Botafogo de 1952: em pé aparecem Gérson dos Santos, Gilson, Nilton Santos, Danilo Alvim, Ruarinho e Orlando Maia. Agachados: Mané Garrincha, Dino da Costa, Carlyle, Paulinho e Vinicius. A foto foi enviada pelo historiador e leitor do site José Eustáquio.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES