Prova realizada no interior de SP mostra a importância do esporte como fonte de transformação

Prova realizada no interior de SP mostra a importância do esporte como fonte de transformação

O Esporte Clube XV de Novembro, o XV de Piracicaba, realizou neste domingo (07/12) a Corrida do Alvinegro. A prova foi disputada em três categorias (5, 10 e 15km). Entre seus muitos participantes, uma senhora chamava a atenção por causa de um sorriso que quase não cabia em seu rosto.

Quem hoje a vê assim pode não imaginar as dificuldades que Nicéia Meleke teve que superar para estar ali. Há sete anos, sua vida mudou completamente após um acidente de automóvel que a fez perder completamente a visão nos dois olhos. Desde então, tarefas consideradas simples e rotineiras pela maioria das pessoas, tornaram-se desafios diários para essa gigante com pouco mais de um metro e meio de altura.

“Essa foi a minha quinta prova. Comecei em outubro do ano passado na Ilumina (corrida realizada por uma associação que atua em prol do diagnóstico e prevenção do câncer). Desde então não parei, guardo todas as medalhas.”, declarou Nicéia.

Nicéia faz questão de deixar registrada sua gratidão à Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais), que permitiu que ela tivesse o amparo que precisava para reaprender a realizar novamente as tarefas cotidianas, como por exemplo, pegar um ônibus e cozinhar.

“Entrei na Avistar em 2008 (um ano após o acidente). Como sou mulher, minha situação é ainda mais difícil. Eu tinha que reaprender a realizar minhas tarefas, mas era complicado pois no acidente eu também perdi meu olfato, não sinto cheiro nem gosto de nada. As pessoas lá foram bastante pacientes comigo, e hoje já consigo fazer quase tudo. Sou até atleta!”, diz Nicéia enquanto sorri e caminha sobre uma calçada em péssimas condições.

Os guias de Nicéia durante a prova foram o casal Marcio e Jacqueline. O convite havia sido feito na semana anterior, e os dois estavam bastante apreensivos.

“Eu estava com um pouco de medo, pois nunca tinha feito nada parecido. Mas logo que começamos a prova, ela nos passou uma segurança impressionante. É bom ver que algo tão simples pode fazer uma pessoa feliz”, afirma Jacqueline.

Ao final da prova, visivelmente emocionados os três participantes aproveitaram para registrar o momento.

Foto: Rafael Serra/Portal TT

Últimas do seu time