por Marcelo Rozenberg
Oliveira Andrade, o Claudemir de Oliveira Andrade, é um grande jornalista brasileiro.
Em maio de 2012, foi contratado pelo canal a cabo de esportes do grupo Bandeirantes, o Bandsports.
Com a morte de Luciano do Valle, em 19 de abril de 2014, foi anuncado cinco dias depois como titular da Band para o Campeonato Brasileiro e a Copa do Mundo de 2014, formando o trio da emissora ao lado de Téo José e Nivaldo Prieto.
Nascido em Campinas (SP), no dia 30 de março de 1950, Oliveira começou como repórter de campo até chegar às funções de narrador e apresentador.
Passou pelos maiores órgãos de comunicação do Brasil como TV Bandeirantes (São Paulo), TV Globo (São Paulo e Rio de Janeiro), Rádio Jovem Pan, Rádio Brasil de Campinas, Rádio Cultura, Rádio Educadora, e EPTV, também de Campinas.
Como diretor de jornalismo da EPTV, revelou nomes como Ilze Scamparini e Heraldo Pereira, hoje repórteres de peso da Rede Globo.
Cobriu eventos como Copas do Mundo, Olimpíadas e Jogos Pan-Americanos. No currículo de Oliveira também constam narrações de jogos fantásticos do futebol brasileiro.
Casado com Magali, é pai de três filhos. Tem residência fixa em Campinas e torce com fervor pela Ponte Preta e pelo Palmeiras.
Na foto que ilustra a página, o ex-global, especialista em vôlei de praia (considera a locução da final olímpica de 1996 entre Jackie Silva e Sandra Pires contra Mônica Rodrigues e Adriana Samuel a principal da carreira), entrevista Ademir da Guia, o maior ídolo de sua vida.
No dia 20 de janeiro de 2019, o UOL publicou entrevista com o narrador esportivo. Confira a íntegra
clicando aqui.
No dia 09 de junho de 2019, Oliveira Andrade participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. Confira a íntegra da entrevista abaixo:
No dia 1º de dezembro de 2019, Oliveira Andrade participou do Domingo Esportivo Bandeirante. Confira a íntegra da entrevista abaixo: