A terceira edição dos Jogos de Verão da Era Moderna novamente deixou a desejar do ponto de vista estrutural. A exemplo do que havia ocorrido quatro anos antes, em Paris, a Olimpíada de St. Louis, a primeira disputada no continente americano, voltou a ser coadjuvante de uma feira de negócios. Tanto que o próprio presidente do Comitê Olímpico Internacional, Pierre de Coubertin, desacatou o pedido do então presidente norte-americano Theodore Roosevelt e se recusou a participar da cerimônia de abertura. A ausência do Barão de Coubertin foi vista como repúdio da escolha de St. Louis como sede da Olimpíada, ao passo que o COI desejava fazer de Chicago a cidade chave da competição, preterida pelo governo dos Estados Unidos em virtude da Feira Mundial de 1904, realizada naquele ano justamente no município do estado do Missouri, o mesmo que entrou décadas mais tarde para as páginas do Rock n? Roll com o histórico incidente do Guns n? Roses em 02 de julho de 1991.
O boicote de Coubertin resultou na ausência da delegação francesa no torneio. Entretanto, Albert Coray, de nacionalidade francesa, conquistou duas medalhas de pratas pelos Estados Unidos, sendo uma na maratona e outra na quatro milhas por equipe. Outras nações da Europa também se solidarizaram com o COI e não participaram dos Jogos. Alemanha, Hungria, Áustria, Grã-Bretanha, Grécia e Suíça foram as únicas bandeiras do Velho Continente levantadas na América. Por outro lado, foi a primeira vez que um país do continente africano, com a África do Sul, disputou a Olimpíada. Estados Unidos, Cuba, Canadá e Austrália completaram a lista de competidores.
George Poage, nos 400 metros com barreira, tornou-se o primeiro negro a receber uma medalha. Poage terminou a prova em terceiro e, com a implantação do bronze dentro do quadro de medalhas, entrou para o último lugar do podium, garantindo a premiação que até então era concedida apenas aos dois melhores colocados. O Boxe e o Decatlo fizeram sua estreia no torneio. Entre as curiosidades, o destaque para dois americanos. George Eyser brilhou na ginástica com uma perna de pau em virtude da amputação realizada ainda na infância que lhe rendeu o ouro olímpico. Fred Lorz, em contrapartida, foi desclassificado após vencer a prova de maratona. O norte-americano fez mais de 18 km do percurso de carro, no banco do carona.
A Olimpíada de St. Louis, iniciada em 1º de julho, foi encerrada quase cinco meses depois, em 23 de novembro de 1904. Do total de 91 modalidades divididas em 17 esportes, com 651 atletas, dentre as quais apenas 6 eram mulheres, os Estados Unidos levaram a melhor no quadro geral de medalhas. Com 75% dos atletas participantes, os norte-americanos, mais uma vez, venceram o torneio com 239 medalhas, sendo 78 de ouro, 82 de prata e 79 de bronze. Um número muito além da segunda colocada Alemanha, com apenas 13 pódiuns dentre os quais 4 eram de ouro, 4 de prata e 5 de bronze.