por Tufano Silva
Marcante locutor esportivo das décadas de 40, 50 e 60, Oduvaldo Cozzi morreu no dia 12 de novembro de 1978, aos 63 anos, em Guaíba-RS. O histórico narrador estava desde 1974 lutando contra as sequelas de uma trombose cerebral, sofrida em Munique, Alemanha, durante a Copa do Mundo.
Mesmo sendo nascido em São Paulo, o narrador iniciou sua carreira na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, quando tinha apenas 21 anos.
De voz lenta e macia, e com um repertório de palavras de dar inveja a qualquer lingüista, Oduvaldo ficou conhecido como um dos locutores mais líricos da história do rádio brasileiro.
De tão bom comunicador, o locutor era frequentemente convidado para participar de atrações de variados temas. Tanto que, em um programa musical, foi ele quem apelidou Orlando Silva de "O Cantor das Multidões?.
Além da Nacional, Oduvaldo Cozzi marcou época empunhando também os microfones das rádios Mayrink Veiga e Guanabara. Visionário, foi ele quem teve a idéia de lançar o locutor de campo, para que fossem realizadas entrevistas com os jogadores.
Cozzi trabalhou nas Copas do Mundo realizadas de 1950 a 1974, quando, no meio do Mundial, teve uma trombose cerebral, que fez com que o locutor desaprendesse a falar e o levasse à morte quatro anos mais tarde.
Saudade: Há dois anos morria Navarro, ex-atacante do Corinthians e XV de Jaú
Ele residia em Capivari, interior de São Paulo. Foto: arquivo pessoal de NavarroAchados & Perdidos: Milton Neves e muitos de seus parceiros no 'Domingo Esportivo Bandeirantes'
Achados & Perdidos: Há 13 anos, noite impecável de Emerson Sheik na conquista corintiana da Libertadores
Saudade: Há três anos morria Bento de Oliveira, grande operador de som e revelador de Osmar Santos
F1: Hamilton anima compatriotas e ferraristas com liderança do TL1 para o GP da Grã-Bretanha
Quem quer dinheiro? Por Ricardo Setyon
Fluminense encara o Al-Hilal pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes; as equipes
F1: Norris supera marca da manhã de Hamilton e lidera a sexta-feira em Silverstone
Saudade: O golaço 'Baila Comigo' de Mendonça, que nos deixava há seis anos
Palmeiras joga contra o Chelsea em busca de vaga em semifinal da Copa do Mundo de Clubes; os times
Achados & Perdidos: Itália 3 x 2 Brasil na Copa de 82, há 43 anos