por Tufano Silva
Marcante locutor esportivo das décadas de 40, 50 e 60, Oduvaldo Cozzi morreu no dia 12 de novembro de 1978, aos 63 anos, em Guaíba-RS. O histórico narrador estava desde 1974 lutando contra as sequelas de uma trombose cerebral, sofrida em Munique, Alemanha, durante a Copa do Mundo.
Mesmo sendo nascido em São Paulo, o narrador iniciou sua carreira na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, quando tinha apenas 21 anos.
De voz lenta e macia, e com um repertório de palavras de dar inveja a qualquer lingüista, Oduvaldo ficou conhecido como um dos locutores mais líricos da história do rádio brasileiro.
De tão bom comunicador, o locutor era frequentemente convidado para participar de atrações de variados temas. Tanto que, em um programa musical, foi ele quem apelidou Orlando Silva de "O Cantor das Multidões?.
Além da Nacional, Oduvaldo Cozzi marcou época empunhando também os microfones das rádios Mayrink Veiga e Guanabara. Visionário, foi ele quem teve a idéia de lançar o locutor de campo, para que fossem realizadas entrevistas com os jogadores.
Cozzi trabalhou nas Copas do Mundo realizadas de 1950 a 1974, quando, no meio do Mundial, teve uma trombose cerebral, que fez com que o locutor desaprendesse a falar e o levasse à morte quatro anos mais tarde.
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Guaranésia-MG
Em 2014, na Câmara Municipal da cidade mineira. Foto: DivulgaçãoAchados & Perdidos: Há 49 anos, o primeiro título do Inter no Brasileirão, com o 'Gol Iluminado'
Saudade: Há quatro anos morria o treinador Marcelo Veiga
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Botelhos-MG
Olhos no retrovisor: 'VAR da F1' definiu o GP do Canadá de 2019 e enfureceu Sebastian Vettel
Achados & Perdidos: Corinthians conquistava o bicampeonato paulista há 41 anos
Saudade: Há quatro anos morria o jornalista Orlando Duarte
Achados & Perdidos: Há 12 anos o Corinthians conquistava seu segundo Mundial de Clubes
Achados & Perdidos: Há 35 anos, com gol de Sorato, o Vasco derrotava o São Paulo e faturava o Brasileiro
Achados & Perdidos: Frustração da Lusa e comemoração gremista na decisão do Brasileiro de 1996
Olhos no retrovisor: O GP que fez a italiana Lella Lombardi entrar para a história da Fórmula 1