por Tufano Silva
Marcante locutor esportivo das décadas de 40, 50 e 60, Oduvaldo Cozzi morreu no dia 12 de novembro de 1978, aos 63 anos, em Guaíba-RS. O histórico narrador estava desde 1974 lutando contra as sequelas de uma trombose cerebral, sofrida em Munique, Alemanha, durante a Copa do Mundo.
Mesmo sendo nascido em São Paulo, o narrador iniciou sua carreira na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, quando tinha apenas 21 anos.
De voz lenta e macia, e com um repertório de palavras de dar inveja a qualquer lingüista, Oduvaldo ficou conhecido como um dos locutores mais líricos da história do rádio brasileiro.
De tão bom comunicador, o locutor era frequentemente convidado para participar de atrações de variados temas. Tanto que, em um programa musical, foi ele quem apelidou Orlando Silva de "O Cantor das Multidões?.
Além da Nacional, Oduvaldo Cozzi marcou época empunhando também os microfones das rádios Mayrink Veiga e Guanabara. Visionário, foi ele quem teve a idéia de lançar o locutor de campo, para que fossem realizadas entrevistas com os jogadores.
Cozzi trabalhou nas Copas do Mundo realizadas de 1950 a 1974, quando, no meio do Mundial, teve uma trombose cerebral, que fez com que o locutor desaprendesse a falar e o levasse à morte quatro anos mais tarde.
Achados & Perdidos: Roberto Rivellino com a camisa do Vitória? Veja como isso aconteceu
Então pelo Flu, o craque atuou com a camisa do time baiano. Foto: DivulgaçãoParabéns! Luís Figo, um dos grandes do futebol português, completa 53 anos
Achados & Perdidos: Milton Neves sendo homenageado na Escola Estadual Cesário Coimbra, de Muzambinho
Há um ano morria Antônio Augusto Amaral de Carvalho, o 'Seo' Tuta, histórico da TV Record e Rádio Jovem Pan
A decisão da Libertadores será o tema da live da Falopa, que terá a presença do Prof. Carlos César
Achados & Perdidos: Dr. Osmar indignado com provocações no 'Debate Bola' em temporada ruim do Timão
Olhos no retrovisor: Relembre o último GP do Brasil disputado por Rubens Barrichello
GP de São Paulo de Fórmula 1 deve ter pista molhada em dois dos três dias do evento
Bonzinhos demais com Carlo Ancelotti. Por Wladimir Miranda
Paixão de Milton Neves por Helen inspira obra do artista Custódio Dias
Achados & Perdidos: Milton Neves, conquistava dois troféus no Prêmio Comunique-se há seis anos