por Tufano Silva
Marcante locutor esportivo das décadas de 40, 50 e 60, Oduvaldo Cozzi morreu no dia 12 de novembro de 1978, aos 63 anos, em Guaíba-RS. O histórico narrador estava desde 1974 lutando contra as sequelas de uma trombose cerebral, sofrida em Munique, Alemanha, durante a Copa do Mundo.
Mesmo sendo nascido em São Paulo, o narrador iniciou sua carreira na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, quando tinha apenas 21 anos.
De voz lenta e macia, e com um repertório de palavras de dar inveja a qualquer lingüista, Oduvaldo ficou conhecido como um dos locutores mais líricos da história do rádio brasileiro.
De tão bom comunicador, o locutor era frequentemente convidado para participar de atrações de variados temas. Tanto que, em um programa musical, foi ele quem apelidou Orlando Silva de "O Cantor das Multidões?.
Além da Nacional, Oduvaldo Cozzi marcou época empunhando também os microfones das rádios Mayrink Veiga e Guanabara. Visionário, foi ele quem teve a idéia de lançar o locutor de campo, para que fossem realizadas entrevistas com os jogadores.
Cozzi trabalhou nas Copas do Mundo realizadas de 1950 a 1974, quando, no meio do Mundial, teve uma trombose cerebral, que fez com que o locutor desaprendesse a falar e o levasse à morte quatro anos mais tarde.
Fórmula E divulga vídeo com o impressionante acidente de Alex Lynn na Arábia Saudita
Carro do britânico decolou após toque e capotou. Foto: ReproduçãoCom técnico interino, Santos joga contra o Santo André na estreia pelo Paulistão
Marcelo Fernandes comanda o Peixe. Foto: Ivan Storti/Santos F.CÉgua Mãe – Gestação e Parto
A lista completa de todos os times que já foram rebaixados para a Série B
Pelé e Sandra: Rei paga R$ 7 mil há anos para netos, mais faculdade; ex-genro acha pouco
Renato Gaúcho é o mais bem pago do Brasil, mas está muito abaixo de Tite
Por que os cavalos usam ferraduras?
10 filmes para quem ama cavalos
Kalunga doa material escolar para filhos do ex-jogador Amaral
Os cavalos sentem frio?
Italo Ferreira toca o sino de Bells Beach e Silvana Lima para na semifinal
Escritora holandesa diz o que é o Brasil
BRASILEIRÃO 2019