por Tufano Silva
Marcante locutor esportivo das décadas de 40, 50 e 60, Oduvaldo Cozzi morreu no dia 12 de novembro de 1978, aos 63 anos, em Guaíba-RS. O histórico narrador estava desde 1974 lutando contra as sequelas de uma trombose cerebral, sofrida em Munique, Alemanha, durante a Copa do Mundo.
Mesmo sendo nascido em São Paulo, o narrador iniciou sua carreira na Rádio Nacional, do Rio de Janeiro, quando tinha apenas 21 anos.
De voz lenta e macia, e com um repertório de palavras de dar inveja a qualquer lingüista, Oduvaldo ficou conhecido como um dos locutores mais líricos da história do rádio brasileiro.
De tão bom comunicador, o locutor era frequentemente convidado para participar de atrações de variados temas. Tanto que, em um programa musical, foi ele quem apelidou Orlando Silva de "O Cantor das Multidões?.
Além da Nacional, Oduvaldo Cozzi marcou época empunhando também os microfones das rádios Mayrink Veiga e Guanabara. Visionário, foi ele quem teve a idéia de lançar o locutor de campo, para que fossem realizadas entrevistas com os jogadores.
Cozzi trabalhou nas Copas do Mundo realizadas de 1950 a 1974, quando, no meio do Mundial, teve uma trombose cerebral, que fez com que o locutor desaprendesse a falar e o levasse à morte quatro anos mais tarde.
Uma foto, uma história! Zito e Pelé passeando em Estocolmo durante a Copa do Mundo de 1958
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Natalense
Parabéns, Tite! Veja o dia em que o aniversariante esteve no Mercadão de SP com Milton Neves
Achados & Perdidos: O bicampeonato mundial de basquete do Brasil, há 63 anos
Achados & Perdidos: Encontro do saudoso Félix com Ado em um memorável "Golaço" da Rede Mulher
Olhos no retrovisor: Vittorio Brambilla, que nos deixou há 25 anos, bateu ao comemorar em sua única vitória na F1
Sorteio da Copa do Brasil terá um clássico regional: Flu x Vasco. Corinthians pega o Inter
Professor Paulo Vernini é o convidado de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Fórmula 1 tem muitos 'Pelés'. E está forjando mais um...
Saudade: Há seis anos morria Vadão, o idealizador do 'Carrossel Caipira'