por Gustavo Grohmann
Nilton Orlando da Costa, o Nilton, ex-goleiro do Santos, do Criciúma e do Bahia, atualmente tem duas residências: uma "oficial", em São José do Rio Preto-SP e outra em Piracicaba-SP, no bairro São Judas. Hoje, o ex-goleiro trabalha como preparador de goleiros. Já esteve no XV de Piracicaba, no Bragantino e no Rio Branco de Andradas (MG). Em 2009, seguiu para o Mogi Mirim.
Nascido em 21 de junho de 1963, Nilton começou a carreira nos juniores do Santos FC, em 1981. Três anos depois subiu para os profissionais, onde ficou até agosto de 1995, quando foi negociado com o Criciúma. Nesse meio tempo chegou a ser emprestado para o Figueirense, onde jogou por sete meses.
No Criciúma, não obteve muito sucesso. Ficou apenas cinco meses e em janeiro de 1996 chegou ao Ituano-SP. Após defender o gol do time do interior paulista, Nilton passou pelo Goiatuba, de Goiás, e em abril de 1997 chegou ao Bahia. Na Boa Terra, o ex-goleiro teve como companheiro de defesa o zagueiro Fabão, tricampeão da Copa Libertadores pelo São Paulo em 2005, e no ataque, os gols do atacante Guga, seu ex-companheiro de Santos, e artilheiro do campeonato brasileiro de 1993 pelo time da Baixada.
Nilton ainda defendeu a meta da Ferroviária-SP (janeiro de 1998), do Brasil de Maceió-AL (setembro de 1998), do Tuna Luso-PA (setembro de 1999) e do Rio Preto-SP (1999 e 2000/2001), no interior de São Paulo, onde encerrou sua carreira como jogador.
Pai de um filho, Nilton fez alguns cursos após encerrar a carreira, para conseguir continuar no mercado de trabalho: Curso de Introdução a Educação Física, Curso de Iniciação ao Esporte, Curso de Psicologia do Esporte, dentre outros.
Fausto Silva, 75 anos! Relembre dele como repórter na cobertura do título do Corinthians em 77
São Paulo recebe o Fortaleza na abertura da sétima rodada do Brasileiro; as formações
Parabéns, Dodô! Veja um golaço do aniversariante que está completando 51 anos!
Saudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
O dia em que Milton Neves conheceu a 'maternidade' do vinho Pêra-Manca
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
F1: Piastri lidera único treino livre em Miami. Agora papai, Verstappen é o 3º
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Antonelli surpreende em Miami e parte do primeiro lugar na Sprint
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami