por Gustavo Grohmann
Nilton Orlando da Costa, o Nilton, ex-goleiro do Santos, do Criciúma e do Bahia, atualmente tem duas residências: uma "oficial", em São José do Rio Preto-SP e outra em Piracicaba-SP, no bairro São Judas. Hoje, o ex-goleiro trabalha como preparador de goleiros. Já esteve no XV de Piracicaba, no Bragantino e no Rio Branco de Andradas (MG). Em 2009, seguiu para o Mogi Mirim.
Nascido em 21 de junho de 1963, Nilton começou a carreira nos juniores do Santos FC, em 1981. Três anos depois subiu para os profissionais, onde ficou até agosto de 1995, quando foi negociado com o Criciúma. Nesse meio tempo chegou a ser emprestado para o Figueirense, onde jogou por sete meses.
No Criciúma, não obteve muito sucesso. Ficou apenas cinco meses e em janeiro de 1996 chegou ao Ituano-SP. Após defender o gol do time do interior paulista, Nilton passou pelo Goiatuba, de Goiás, e em abril de 1997 chegou ao Bahia. Na Boa Terra, o ex-goleiro teve como companheiro de defesa o zagueiro Fabão, tricampeão da Copa Libertadores pelo São Paulo em 2005, e no ataque, os gols do atacante Guga, seu ex-companheiro de Santos, e artilheiro do campeonato brasileiro de 1993 pelo time da Baixada.
Nilton ainda defendeu a meta da Ferroviária-SP (janeiro de 1998), do Brasil de Maceió-AL (setembro de 1998), do Tuna Luso-PA (setembro de 1999) e do Rio Preto-SP (1999 e 2000/2001), no interior de São Paulo, onde encerrou sua carreira como jogador.
Pai de um filho, Nilton fez alguns cursos após encerrar a carreira, para conseguir continuar no mercado de trabalho: Curso de Introdução a Educação Física, Curso de Iniciação ao Esporte, Curso de Psicologia do Esporte, dentre outros.
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas
10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos
Palmeiras recebe o Juventude em jogo atrasado da 12ª rodada do Brasileiro; as formações
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Recifense
Que saudade do Grande Jogo! Por Odir Cunha
Seleção goleia e ganha elogios exagerados. Por Wladimir Miranda