por Gustavo Grohmann
Nilton Orlando da Costa, o Nilton, ex-goleiro do Santos, do Criciúma e do Bahia, atualmente tem duas residências: uma "oficial", em São José do Rio Preto-SP e outra em Piracicaba-SP, no bairro São Judas. Hoje, o ex-goleiro trabalha como preparador de goleiros. Já esteve no XV de Piracicaba, no Bragantino e no Rio Branco de Andradas (MG). Em 2009, seguiu para o Mogi Mirim.
Nascido em 21 de junho de 1963, Nilton começou a carreira nos juniores do Santos FC, em 1981. Três anos depois subiu para os profissionais, onde ficou até agosto de 1995, quando foi negociado com o Criciúma. Nesse meio tempo chegou a ser emprestado para o Figueirense, onde jogou por sete meses.
No Criciúma, não obteve muito sucesso. Ficou apenas cinco meses e em janeiro de 1996 chegou ao Ituano-SP. Após defender o gol do time do interior paulista, Nilton passou pelo Goiatuba, de Goiás, e em abril de 1997 chegou ao Bahia. Na Boa Terra, o ex-goleiro teve como companheiro de defesa o zagueiro Fabão, tricampeão da Copa Libertadores pelo São Paulo em 2005, e no ataque, os gols do atacante Guga, seu ex-companheiro de Santos, e artilheiro do campeonato brasileiro de 1993 pelo time da Baixada.
Nilton ainda defendeu a meta da Ferroviária-SP (janeiro de 1998), do Brasil de Maceió-AL (setembro de 1998), do Tuna Luso-PA (setembro de 1999) e do Rio Preto-SP (1999 e 2000/2001), no interior de São Paulo, onde encerrou sua carreira como jogador.
Pai de um filho, Nilton fez alguns cursos após encerrar a carreira, para conseguir continuar no mercado de trabalho: Curso de Introdução a Educação Física, Curso de Iniciação ao Esporte, Curso de Psicologia do Esporte, dentre outros.
Uma foto, uma história! Ademir da Guia se deliciando com uma pasta na festa de veteranos do Palmeiras de 2018
Achados & Perdidos: A estreia de Pelé pelo Cosmos de Nova York, marcando gol
Olhos no retrovisor: Emocionado, Vittorio Brambilla bateu após vencer seu único GP na Fórmula 1
Parabéns, Neto! Relembre cinco lindos gols do aniversariante que completa 59 anos!
As aventuras do ex goleiro Barbosa como treinador na Paraíba. Por Leandro Paulo Bernardo
A decisão da McLaren não deveria ser motivo de revolta
Brasil encerra sua participação nas Eliminatórias contra a Bolívia, na altitude de El Alto; os times
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores revelados pelo São Paulo Futebol Clube
Corinthians recebe o Furacão precisando de um empate para avançar à semifinal da Copa do Brasil; os times
Parabéns, Gustavo Kuerten! Um vídeo com melhores momentos do seu primeiro título em Roland Garros