Nildo "Birro Doido", registrado em cartório como Nildon (com "N" no final) Braga Veloso, foi um bom zagueiro do Bahia que se notabilizou durante a década de 1960. Nasceu em Maragogipe, na Bahia, mas foi criado em Ilhéus, onde começou a jogar no Colo-Colo. Faleceu no dia 18 de outubro de 2008, na cidade de Salvador e foi sepultado no cemitério Jardim da Saudade na capital soteropolitana.
Campeão baiano pelo tricolor em 1967, ficou marcado por ter evitado o milésimo gol de Pelé em partida entre Bahia e Santos, em 16 de novembro de 1969, na Fonte Nova. Na ocasião, tirou a bola em cima da linha após conclusão do Rei. Recebeu, logo depois, os cumprimentos do maior jogador da história do futebol, que faria o gol 1000 diante do Vasco, no Maracanã, dias depois. O irmão do saudoso jogador, Agostinho, afirma que naquela ocasião tinha imprensa do Brasil inteiro no estádio. E todos querendo que Nildo deixasse a bola entrar.
Antes de defender o Bahia e evitar que o gol mais marcante da carreira do Rei do Futebol fosse anotado no estádio da Fonte Nova, Nildo atuou como titular da zaga do bom América de Rio Preto (SP) do goleiro Reis e do ponta Marco Aurélio. Também defendeu o Galícia.
Após encerrar a carreira trabalhou em supermercado, fábrica de água mineral, corretagem de imóveis e como funcionário público. Deixou seis filhos.
Por Marcelo Rozenberg
Aniversariantes neste domingo, Biro-Biro e Zé Maria foram autores de gols importantes pelo Corinthians
Os dois ex-jogadores deram muitas alegrias aos torcedores alvinegrosNo Z-4, Santos enfrenta o Ceará no Allianz Parque pelo Brasileirão; as formações
Achados & Perdidos: Última edição do Rio-São Paulo era vencida pelo Corinthians há 23 anos
O dia em que Milton Neves foi homenageado pelo Paysandu
Ancelotti na Seleção é mais ou menos como Hamilton na Ferrari...
Saudade: Didi, o 'Folha Seca' nos deixava há 24 anos
Achados & Perdidos: Há 65 anos, no Maracanã, o dia em que vaias foram substituídas por aplausos a Julinho Botelho
Olhos no retrovisor: Há 75 anos, em Silverstone, o primeiro GP de Fórmula 1
Saudade: Há cinco anos morria Xexa, goleiro baixinho que participou de um programa de Silvio Santos
Milton Neves marca presença na APAS, no estande da Cooxupé, que destacou o Café Evolutto
Oséas, 54 anos! Ex-artilheiro do Verdão ainda é lembrado por inusitado gol contra