Nildo "Birro Doido", registrado em cartório como Nildon (com "N" no final) Braga Veloso, foi um bom zagueiro do Bahia que se notabilizou durante a década de 1960. Nasceu em Maragogipe, na Bahia, mas foi criado em Ilhéus, onde começou a jogar no Colo-Colo. Faleceu no dia 18 de outubro de 2008, na cidade de Salvador e foi sepultado no cemitério Jardim da Saudade na capital soteropolitana.
Campeão baiano pelo tricolor em 1967, ficou marcado por ter evitado o milésimo gol de Pelé em partida entre Bahia e Santos, em 16 de novembro de 1969, na Fonte Nova. Na ocasião, tirou a bola em cima da linha após conclusão do Rei. Recebeu, logo depois, os cumprimentos do maior jogador da história do futebol, que faria o gol 1000 diante do Vasco, no Maracanã, dias depois. O irmão do saudoso jogador, Agostinho, afirma que naquela ocasião tinha imprensa do Brasil inteiro no estádio. E todos querendo que Nildo deixasse a bola entrar.
Antes de defender o Bahia e evitar que o gol mais marcante da carreira do Rei do Futebol fosse anotado no estádio da Fonte Nova, Nildo atuou como titular da zaga do bom América de Rio Preto (SP) do goleiro Reis e do ponta Marco Aurélio. Também defendeu o Galícia.
Após encerrar a carreira trabalhou em supermercado, fábrica de água mineral, corretagem de imóveis e como funcionário público. Deixou seis filhos.
Por Marcelo Rozenberg
Achados & Perdidos: Corinthians empatou em seu primeiro jogo disputando uma Libertadores
Participação do Timão começou em confronto diante do Inter, no Morumbi. Foto: ReproduçãoJogando por um empate para o título do Paulista, Corinthians recebe o Palmeiras em Itaquera; as escalações
Achados & Perdidos: Milton Neves em sua emocionante participação na edição de 2018 do Teleton
Saudade: Paulo Stein, brilhante narrador, nos deixava há quatro anos
Achados & Perdidos: Relembre de Barbosa, o injustiçado goleiro que nascia há 104 anos
Parabéns! Romeu Cambalhota completa 75 anos. Veja um golaço de bicicleta do ex-ponta do Timão!
Parabéns! 'Garçom' na decisão do Mundial de Clubes pelo Inter, Iarley completa 51 anos
João do Pulo tem seu nome inscrito no Livro de Heróis da Pátria
Saudade: Armando Nogueira nos deixava há 15 anos
Olhos no retrovisor: McLaren azul foi estratégia da equipe em época de 'vacas magras'
Saudade: Grande nome do futebol uruguaio, Luis Cubilla completaria 85 anos