Nicolau Moran

Ex-dirigente do Santos

Por Marcelo Rozenberg

Nicolau Moran foi umdos maiores nomes da história do Santos Futebol Clube. Meia-direita de grande habilidade, vestiu a camisa alvinegra em 130 ocasiões nas décadas de 1930 e 1940 marcando 28 gols. Após encerrar a carreira, tornou-se cartola do Peixe.

Nascido em 25 de setembro de 1913, faleceu em 02 de fevereiro de 1968, horas antes de seu querido Santos entrar em campo e vencer o Colo-Colo por 4 a 1 pelo Octogonal do Chile.

Depois de falecer, foi homenageado pelo clube que denominou de Nicolau Moran uma chácara de 60 mil metros quadrados na rodovia Anchieta que durante muitos anos serviu como concentração para o time da Vila.

Moran está sepultado no cemitério do Paquetá, em Santos. Era primo de Vitor Moran, um dos maiores nomes da história do rádio.
Ainda sobre Nicolau Moran, leia abaixo a história de Milton Neves na coluna  "Causos do Miltão",  da Revista Placar em dezembro de 2012

Nicolau Moran Villar (1913-1968), célebre diretor de futebol do Santos (morreu em Santiago durante um Octogonal do Chile), participou de programa de TV no Rio, um dia antes do clássico Flu x Santos, no Maracanã, ali por 1963 ou 1964. Também presente, o presidente do Flu foi de cara irritando e desafiando Nicolau Moran que então, de imediato, pediu ao apresentador que deixasse o cartola Tricolor comparar jogador por jogador, posição por posição. Dito e feito! Como o presidente do Flu ("nas Laranjeiras optamos por garotos e não por veteranos superados?) foi logo escolhendo Jorge Vitório a Gylmar, Valdez a Mauro, Íris a Zito, Darí a Calvet, Nonô a Lima, Luis Henrique a Mengálvio e Edinho a Dorval, Nicolau Moran, nervoso, interrompeu e desafiou: "Ó, passemos logo para a meia-esquerda, quem sabe assim o Santos ganha pelo menos nessa posição?! Ao que o presidente do Flu respondeu: "Olha, o Pelé até que não é ruim, mas o Joaquinzinho tá numa faaaaseeeeee...? No outro dia, é claro, o Santos goleou o Fluminense e o jogo pelo menos serviu para Nicolau Moran Villar levar o lateral-lenda Carlos Alberto Torres para a Vila, trocado por Ismael e mais uma graninha, em negócio da China.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    90
  • 2 San
    71
  • 3 Pal
    71
  • 4 Grê
    65
  • 5 Ath
    63
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES