Nenê Guanxuma

Ex-atacante do São José e Botafogo-SP
por Marcos Júnior

Nenê Guanxuma, o Éderson José Martins, começou sua carreira no Guarani-SP, e passou por diversas outras equipes.

Depois de defender o Bugre, Nenê foi para Ribeirão Preto, onde atuou pelo Botafogo formando um ataque espetacular ao lado de Sócrates, Geraldão e João Carlos Motoca.

Em seguida transferiu-se para o Grêmio-RS e depois esteve no Operário-MS, Altético-PR, Ferroviária-SP, Juventus-SP, Londrina-PR, Portuguesa de Desportos, São José, Bahia, Comercial-MS e Marília.

Pelo São José, Nenê foi campeão paulista da 2ª Divisão, em 1980, quando a equipe do Vale do Paraíba enfrentou a Catanduvense e venceu por 4 a 0 (veja o vídeo mais abaixo).

Nascido em Botucatu, interior de São Paulo, em 09 de outubro de 1952, Nenê sofreu uma séria lesão em 1987, quando atuava pelo Juventus, mas ainda assim permaneceu por mais algum tempo atuando, e encerrou sua carreira pelo Marília, em 1989.

Depois fundou uma escolinha de futebol na Ferroviária de Botucatu, conveniado com o São Paulo Futebol Clube.

Em 1991, transferiu-se para o XV de Novembro de Jaú, onde treinou desde a equipe infantil até a profissional, conquistando a Taça Contubos de Futebol Júnior  (em Londrina), disputando com categorias de base de Grêmio/RS, Vitória/BA, Coritiba/PR, Matsubara/PR, Joinville/SC, Londrina/PR Santos/SP e Mogi-Mirim/SP.

Formado em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Botucatu em 1992 e graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física do Instituto Porto Alegre (1975), atualmente é professor da Faculdade Fundação Barra Bonita de Ensino e paralelamente às aulas na Faculdade também atua como comerciante, sendo proprietário de uma loja de trajes para festas.

Foto enviada por Marco Aurélio Cunha

Abaixo, três dos quatro gols da final do campeonato da 2ª Divisão de 1980. São José 4 x 0 Catanduvense. Nenê fez uma grande jogada no gol de cabeça de Tião Marino


Com informações do site www.guanxuma.xpg.com.br

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES