por Rogério Micheletti
Nélio da Silva Melo, o Nélio, meia-atacante do Flamengo nos anos 90, encerrou a carreira de jogador profissional no fim de 2008, quando defendeu o Ypiranga, do Amapá. Hoje, mora no Rio de Janeiro e revela jogadores.
Nascido no dia 26 de janeiro de 1971, no Rio de Janeiro (RJ), Nélio, cujo apelido é "Marreco", faz parte de uma família de grandes jogadores. Um dos irmãos dele é o lateral-esquerdo Gilberto, convocado para a Copa da Alemanha de 2006.
Jogador habilidoso e de boa velocidade, Nélio começou a se destacar nas equipes de base do Flamengo no final dos anos 80. Jogou como centroavante do time da Gávea campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores. Ele tinha como companheiros de equipe o meia Djalminha, o zagueiro Júnior Baiano, o volante Fábio Augusto, entre outros.
Em 1992, ele fez parte da equipe flamenguista campeã brasileira. O rubro-negro, que tinha Júnior como um dos líderes em campo, derrotou o rival Botafogo na final do nacional. Na primeira partida, o Fla venceu por 3 a 0 e Nélio foi autor de um dos gols.
Chegou a jogar por empréstimo no Guarani, em 1995, e retornou ao Flamengo ainda no mesmo ano. Ficou na Gávea até 1997, ano em que se transferiu para o Fluminense. Nas Laranjeiras, à exemplo do que aconteceu no Brinco de Ouro, seu futebol não explodiu. Voltou a ser emprestado em 1998 para o Atlético Paranaense, mas também não brilhou.
Retornou ao Flamengo em 1998 e no ano seguinte já estava no Ituano (SP). Depois passou por Paraná, em 1999, e Americano de Campos (RJ), em 2000, antes de encarar o desafio de jogar no futebol da Hungria, no Haladeaz.
Chegou a voltar ao futebol brasileiro para defender o Botafogo de Ribeirão, no Campeonato Brasileiro de 2001, mas já não era o mesmo jogador dos tempos de Flamengo. Arrumou as malas mais uma vez e voltou para a Hungria, antes de assinar com o Guanabara em 2006.
Pelo Flamengo:
Nélio fez 327 partidas pelo Flamengo, sendo 169 vitórias, 89 empates e 69 derrotas (números do "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins).
Achados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Achados & Perdidos: Relembre Milton Neves sendo entrevistado por Jô Soares, o humorista que nos deixava há três anos
Saudade: Há um ano morria Adílio, ex-meia do Flamengo que conquistou o Mundial de Clubes
Didi e sua 'Folha Seca': o tema da live de Marcos Falopa, que recebe Celso Unzelte
Milton Neves, 74 anos! Veja imagens da infância e adolescência do jornalista
Edu, 76 anos! Ouça entrevista do aniversariante a Milton Neves na Rádio Bandeirantes
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores que brilharam pela Copa São Paulo de Futebol Júnior
Milton Neves em Nova Iorque: veja dezenas de fotos do aniversariante na sua 'Muzambinho do Hemisfério Norte'
Com vantagem na Copa do Brasil, Corinthians enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque; as formações
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guaxupeano