por Rogério Micheletti
Nélio da Silva Melo, o Nélio, meia-atacante do Flamengo nos anos 90, encerrou a carreira de jogador profissional no fim de 2008, quando defendeu o Ypiranga, do Amapá. Hoje, mora no Rio de Janeiro e revela jogadores.
Nascido no dia 26 de janeiro de 1971, no Rio de Janeiro (RJ), Nélio, cujo apelido é "Marreco", faz parte de uma família de grandes jogadores. Um dos irmãos dele é o lateral-esquerdo Gilberto, convocado para a Copa da Alemanha de 2006.
Jogador habilidoso e de boa velocidade, Nélio começou a se destacar nas equipes de base do Flamengo no final dos anos 80. Jogou como centroavante do time da Gávea campeão da Copa São Paulo de Futebol Juniores. Ele tinha como companheiros de equipe o meia Djalminha, o zagueiro Júnior Baiano, o volante Fábio Augusto, entre outros.
Em 1992, ele fez parte da equipe flamenguista campeã brasileira. O rubro-negro, que tinha Júnior como um dos líderes em campo, derrotou o rival Botafogo na final do nacional. Na primeira partida, o Fla venceu por 3 a 0 e Nélio foi autor de um dos gols.
Chegou a jogar por empréstimo no Guarani, em 1995, e retornou ao Flamengo ainda no mesmo ano. Ficou na Gávea até 1997, ano em que se transferiu para o Fluminense. Nas Laranjeiras, à exemplo do que aconteceu no Brinco de Ouro, seu futebol não explodiu. Voltou a ser emprestado em 1998 para o Atlético Paranaense, mas também não brilhou.
Retornou ao Flamengo em 1998 e no ano seguinte já estava no Ituano (SP). Depois passou por Paraná, em 1999, e Americano de Campos (RJ), em 2000, antes de encarar o desafio de jogar no futebol da Hungria, no Haladeaz.
Chegou a voltar ao futebol brasileiro para defender o Botafogo de Ribeirão, no Campeonato Brasileiro de 2001, mas já não era o mesmo jogador dos tempos de Flamengo. Arrumou as malas mais uma vez e voltou para a Hungria, antes de assinar com o Guanabara em 2006.
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Ele residia em São Carlos, sua cidade natalPelo Flamengo:
Nélio fez 327 partidas pelo Flamengo, sendo 169 vitórias, 89 empates e 69 derrotas (números do "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins).
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Varginha-MG
Saudade: Telê Santana, craque do Flu e técnico histórico do São Paulo nos deixava há 19 anos
Olhos no retrovisor: Ayrton Senna, há 40 anos, vencia seu primeiro GP na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Há seis anos, Vágner Love marcava na final e Timão era tricampeão paulista
Saudade: Há quatro anos morria Luiz Carlos Gaúcho, ex-meia do Grêmio
Achados & Perdidos: O improvável gol do aniversariante Fábio Baiano pelo Corinthians
Olhos no retrovisor: Schumacher superava recorde de Senna há 19 anos
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guarulhense
Achados & Perdidos: Contra o Boca Juniors, há 34 anos o Corinthians era eliminado da Libertadores
Flamengo encara a altitude de Quito para enfrentar a LDU pela Libertadores; as formações