Muca

Ex-goleiro da Portuguesa de Desportos
Muca, o Levy Baldassari, célebre goleiro da Portuguesa no começo dos anos 50 - na melhor fase da vida da Lusa.

Morreu assassinado em Jacarezinho (PR), no dia 23 de setembro de 1958.

Aliás, sobre o grande Muca, no dia 25 de fevereiro de 2007, o site "Terceiro Tempo" recebeu o seguinte texto, do internauta Gilson Aparecido Matiazzo:

"Muca nasceu em 1927. Jogou na Esportiva de Jacarezinho (clube extinto e que foi duas vezes vice-campeão do Paraná). Por ser elástico, de rápidos reflexos e corajoso, começou a chamar a atenção de clubes da nossa região. Começou a jogar na Esportiva de Jacarezinho e se destacou bastante num jogo que a Portuguesa de Desportos fez em nossa cidade.

Os dirigentes da Lusa ofereceram em troca de Muca o goleiro Bolívar (aquele que pesava mais de 110 quilos) e Muca foi para a Lusa. Ele foi campeão da fita azul, campeão pela seleção paulista e era um dos destaques da melhor equipe que a Portuguesa já formou: Muca, Nena, Noronha, entre outros.

Muca parou com o futebol para administrar a fazenda de seu sogro chamado Benedito Moreira, o B. Moreira, que foi prefeito em nossa cidade. Em uma festa de casamento, ele foi tentar apartar uma briga entre duas pessoas e um canivete, insignificante em tamanho, atingiu-o próximo à virilha. Ele foi socorrido, mas não suportou o ferimento, vindo a falecer. Muca deixou um casal de filhos (seu filho morreu em um acidente de trânsito).

O nome do Muca é Levy Baldassari. Ele é nome de rua em nossa cidade. Seu corpo está enterrado no Cemitério Municipal de Jacarezinho. Tem uma foto dele fazenda uma defesa com a camisa da Esportiva. Em nosso estádio Municipal tem uma placa de bronze na entrada. Djalma Santos foi quem a descerrou em um jogo entre veteranos da AEJ e veteranos da Capital do Estado. O resultado foi 2 a 2. Nessa placa está escrito o seguinte: "Muca, aquele que viveu a vida que eu gostaria de viver?. Foi escrita por Rodrigo Otávio, professor já falecido.

Muca era o titular da meta da Portuguesa naquele lendário jogo em que a Lusa enfiou sete no Corinthians.


Gilson Aparecido Matiazzo
Em 2 de agosto de 2013 recebemos o e-mail de Rui Augusto Oliveira, sobre Muca
De: RUI AUGUSTO-OLIVEIRA [mailto:ruioli@brturbo.com.br]
Enviada em: sexta-feira, 2 de agosto de 2013 12:18
Para: eliana@terceirotempo.com.br
Assunto: MUCA.
Grande Cabeça,
Conforme combinado, envio link de uma homenagem do grande Djalma Santos ao Muca quando de seu passamento. A rua com seu nome (levy Baldassari) é perto da minha casa. Enviarei fotos para voce.
Sds,
Rui Augusto.
Vai curintia........
http://esportejacarezinho.nafoto.net/photo20070104143229.html

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES