por Tufano Silva
José Augusto Moscatto, o Moscatto, primeiro goleiro da história do São Paulo Futebol Clube a marcar um gol em uma partida oficial, em 2011, residindo em Jaú-SP, o ex-arqueiro administrava a J. Moscatto, loja de móveis, instrumentos musicais e artigos infantis de sua família.
Nascido no dia 11 de novembro de 1972 na cidade de Jaú, interior do Estado de São Paulo, o ex-goleiro iniciou sua carreira nas categorias de base do XV de Jaú com apenas 12 anos, em 1985.
Permaneceu por 10 anos no Galo da Comarca, quando se transferiu para o time do Novorizontino-SP. Ficou por lá por apenas 40 dias, quando o São Paulo Futebol Clube pagou o valor de sua rescisão, visando reforçar com o jogador o seu forte plantel de goleiros, que já contava com Zetti e Rogério Ceni.
Não teve muitas chances com a camisa tricolor, porém, em uma das poucas oportunidades que conseguiu, Moscatto fez história. A partida entre São Paulo e Uberlândia, válida pelo Torneio Rei Dadá, estava empatada em 1 a 1, quando o árbitro marcou um pênalti para a equipe paulista. Por conta do confuso regulamento da competição, os goleiros eram quem cobravam as penalidades.
"Eu não esqueço. Eu fui bater rindo, pensei: ´Os caras podiam ter lido o regulamento e me avisado, daí eu poderia treinar? comentou o ex-arqueiro, em entrevista à Folha de S. Paulo. Entretanto, mesmo sem praticar, Moscatto foi para a bola não titubeou, convertendo a penalidade e marcando o primeiro gol de goleiro da história do clube.
Em 1996, trocou o São Paulo pelo XV de Piracicaba, clube no qual disputou apenas o Paulistão daquela temporada. Após esse período, decidiu abandonar o futebol, retornando à Jaú para administrar a J. Moscatto, loja de móveis loja de móveis, instrumentos musicais e artigos infantis de sua família.
Saudade: Há oito anos morria Solitinho, ex-goleiro do Corinthians
Ele foi revelado pelo clube de Parque São Jorge. Foto: Diogo MiloniAchados & Perdidos: Há 60 anos, Santos 11 x 0 Botafogo-SP, com oito gols de Pelé!
Rei do Futebol teve atuação de gala na Vila Belmiro. Foto: DivulgaçãoOlhos no retrovisor: Há cinco anos, Bruno Senna 'apresentava' McLaren campeã de 1988 a Interlagos
Brasil enfrenta a Venezuela pela 11ª rodada das Eliminatórias; as formações
Saudade: Há 12 anos morria Alex Alves, ex-atacante do Vitória e Cruzeiro
10ª edição do Carsughi L´Auto Preferita inovou com painel e elegeu vencedores em 18 categorias
Em confronto direto pela vice-liderança das Eliminatórias, Uruguai recebe a Colômbia; as formações
Achados & Perdidos: Há sete anos, com vitória sobre o Fluminense, Corinthians era heptacampeão brasileiro
Olhos no retrovisor: Curiosos patrocínios no automobilismo; de marca de preservativos a revista adulta
Achados & Perdidos: Há 61 anos, no Maracanã, o Santos era bicampeão mundial
Lutando contra o rebaixamento, Furacão pega o Galo em jogo atrasado; as equipes
Achados & Perdidos: Mate saudades do São Paulo da década de 1960