por Tufano Silva
José Augusto Moscatto, o Moscatto, primeiro goleiro da história do São Paulo Futebol Clube a marcar um gol em uma partida oficial, em 2011, residindo em Jaú-SP, o ex-arqueiro administrava a J. Moscatto, loja de móveis, instrumentos musicais e artigos infantis de sua família.
Nascido no dia 11 de novembro de 1972 na cidade de Jaú, interior do Estado de São Paulo, o ex-goleiro iniciou sua carreira nas categorias de base do XV de Jaú com apenas 12 anos, em 1985.
Permaneceu por 10 anos no Galo da Comarca, quando se transferiu para o time do Novorizontino-SP. Ficou por lá por apenas 40 dias, quando o São Paulo Futebol Clube pagou o valor de sua rescisão, visando reforçar com o jogador o seu forte plantel de goleiros, que já contava com Zetti e Rogério Ceni.
Não teve muitas chances com a camisa tricolor, porém, em uma das poucas oportunidades que conseguiu, Moscatto fez história. A partida entre São Paulo e Uberlândia, válida pelo Torneio Rei Dadá, estava empatada em 1 a 1, quando o árbitro marcou um pênalti para a equipe paulista. Por conta do confuso regulamento da competição, os goleiros eram quem cobravam as penalidades.
"Eu não esqueço. Eu fui bater rindo, pensei: ´Os caras podiam ter lido o regulamento e me avisado, daí eu poderia treinar? comentou o ex-arqueiro, em entrevista à Folha de S. Paulo. Entretanto, mesmo sem praticar, Moscatto foi para a bola não titubeou, convertendo a penalidade e marcando o primeiro gol de goleiro da história do clube.
Em 1996, trocou o São Paulo pelo XV de Piracicaba, clube no qual disputou apenas o Paulistão daquela temporada. Após esse período, decidiu abandonar o futebol, retornando à Jaú para administrar a J. Moscatto, loja de móveis loja de móveis, instrumentos musicais e artigos infantis de sua família.
Parabéns, Artime! Goleador do Palmeiras no final dos anos 60 completa 87 anos!
Argentino teve uma brilhante passagem pelo Verdão. Foto: Palmeiras/DivulgaçãoTemporada de 2026 da F1 tem uma equipe favorita à 'lanterna'
Audi faz aposta arriscada com motor e câmbio próprios. Foto: Audi F1 Racing TeamSaudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Achados & Perdidos: O primeiro gol de Roberto Dinamite pelo Vasco da Gama, há 54 anos
Milton Neves, ao lado de Boni em 2016, foi homenageado no 7º Fórum de Marketing Empresarial
Consulado Mineiro lança os pacotes de confraternização 'Trem Bão' e 'Bão Demais'
Podendo garantir o título do Brasileiro por antecipação, Flamengo encara o combalido Galo no Mineirão; os times
Parabéns, Bobô, 63 anos. O craque que ganhou homenagem em música de Caetano Veloso
Em vídeo, 'Antes & Depois' de centroavantes que brilharam pelo São Paulo Futebol Clube
Há quatro anos morria Sylvio Ruiz, repórter que marcou época na cobertura do Santos
É improvável, mas o Inter poderá ser rebaixado até mesmo com 46 pontos… Por Airton Gontow
Cristiano Ronaldo, Trump e a FIFA... de jatinho privado das Arábias. Por Ricardo Setyon