Milton Teixeira

Ex-presidente do Santos
por Túlio Nassif
 
Milton Teixeira nasceu em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo, em 16 de outubro de 1930, e morreu em sua casa, em Santos, em 10 de setembro de 2012, em vítima de falência múltipla de órgãos.
 
Após o falecimento de sua mãe, Teixeira se mudou para Santos, onde morou até o fim de sua vida.  Casou por duas vezes. No primeiro casamento com Nilza Pirilo Teixeira  teve quatro filhos, Sílvia, Lúcia, Cecília e Marcelo Pirilo Teixeira (ex-presidente do Santos). E no segundo matrimônio teve três filhos.
 
Foi na principal cidade da Baixada Santista que Milton Teixeira se desenvolveu e colheu grandes frutos ao longo de sua vida, foi lá que estudou e começou a trabalhar.
 
Trabalhou na Alfândega de Itajaí-SC e Santos-SP (chegando a chefe de departamento), mas acabou abandonando o excelente emprego em busca de um sonho, adquiriu a Escola Primária Santa Cecília, fundada em 1932, criando os cursos Ginasial, Colegial e Técnico de Contabilidade em 1961. A instituição Santa Cecília é uma das principais entidades de ensino da região.
 
Foi vice-presidente do Santos Futebol Clube em 1976 e 1977 e posteriormente assumiu a presidência durante os anos de 1983 a 1987.
Milton Teixeira tem publicado os seguintes livros: Matemática Comercial para
 
Concursos do Banco do Brasil S.A. e D.A.S.P. (Editora Melhoramentos) - 1955; Imagens Acadêmicas (Editora Reis, Cardoso, Botelho S.A.) - 1958; Os Homens Apontaram o Veredicto... e Deus? (Editora Reis, Cardoso, Botelho S.A.) - 1960; Confissões de um Advogado (Massao Ohno Editora S.A.) - 1963; Ribeiro Couto, ainda Ausente (Editora do Escritor, SP) - 1982; Um Passado Inesquecível (Gráfica A Tribuna) - 1984; Lembranças da Casa Amarela (Editora da UNICEB) - 1989; Benedicto Calixto - Imortalidade (Editora da UNICEB) - 1992; Ribeiro Couto, 30 anos de Saudade, em parceria com o Embaixador Vasco Mariz. (Editora da UNICEB) - 1994; Universidade Santa Cecília, uma lição de vida, 2001. A Máquina do Tempo, o inexorável da vida, 2002 e A Máquina do Tempo, o inexorável da vida, vol. 2, 2003.
 
Antes de morrer, exercia o cargo de Chanceler da Universidade Santa Cecília - UNISANTA, que representava sua liderança nessa Instituição.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES