por Marcos Júnior
O paulista Mário Benedito de Souza, ex-técnico de futebol amador, é conselheiro vitalício do Palmeiras desde 2011, clube em que é associado desde 1953.
Natural de Bom Jesus de Pirapora-SP, onde nasceu em 06 de julho de 1938, viveu no sítio de seus pais, o "Sítio da Barra" até os dez anos de idade, quando veio com sua família para São Paulo, residindo inicialmente no bairro de Vila Leopoldina, zona oeste da capital.
Filho do casal João Pinto de Souza e Rita Maria de Jesus, o menino veio ao mundo após um parto complicado e seu nome relaciona-se ao episódio.
"Naquele tempo não havia cesariana e eu estava deitado no útero da minha mãe. A parteira teve um trabalho grande para me colocar na posição certa, por isso, minha mãe fez uma promessa a São Benedito, que se tudo desse certo, eu teria esse nome", lembrou Mário Benedito de Souza em entrevista ao Portal Terceiro Tempo em 10 de fevereiro de 2014.
Sua infância, na roça, foi livre e saudável como o de seus outros dez irmãos, no sítio, onde eram cultivados feijão, milho e mandioca, principalmente.
Em São Paulo, Mário começou a trabalhar aos 18 anos no Bazar Lord, que ficava no Largo do Arouche, como contínuo.
O segundo emprego foi na W. Martins Ferreira, casa de materiais para construção na rua 24 de maio.
Depois especializou-se em venda de móveis, principalmente estofados, dormitórios e salas de estar. Nesta função, passou por diversas lojas bastante conhecidas do setor, , como a Cássio Muniz Magazine (Praça da República), Mappin (Praça Ramos de Azevedo), Móveis Paschoal Bianco (av. Rangel Pestana), Novo Rumo (Rua Roma, na Lapa) e Interdomus Lafer (rua Lavapés, no Cambuci).
Atualmente é gerente na Atelier dos Estofados, situada em São Bernardo do Campo.
Paralelamente ao trabalho nas vendas de móveis, Mário de Souza foi diretor adjunto do Departamento Social do Palmeiras por vários anos, inicialmente convidado por Serafim Del Grande. Depois trabalhou no clube com Claudio Mezzarane, Luis Carlos Granieri, Santo Carparelli. Também foi diretor do Departamento de Sindicância no clube alviverde e assessor dos presidentes Luiz Gonzaga Belluzzo, Afonso Della Monica e Arnaldo Tirone. Também foi treinador de times de várzea, dentre eles o "Can-Can" e o Real Madrid da Vila dos Remédios.
"No Real Madrid da Vila dos Remédios o meu lateral-esquerdo era o Andrés Sanches" disse Mário de Souza ao Portal Terceiro Tempo.
Bem humorado e extremamente comunicativo, "Seu" Mário também faz alguns trabalhos publicitários, como modelo da terceira idade.
Aliás, sua ligação com o meio artístico vem de longa data, pois chegou a trabalhar como sonoplasta nas horas vagas das vendas nas lojas de móveis.
Foto: Marcos Júnior/Portal TT
O dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Fogão Made In Brasil! Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians