por Rogério Micheletti e Raphael Cavaco
Mário José dos Reis, o Marinho, aquele ótimo ponta-direita do Bangu e Botafogo-RJ, nasceu em 23 de maio de 1957 em Belo Horizonte-MG e morreu na mesma cidade em 15 de junho de 2020, aos 63 anos, após meses internado para o tratamento de um câncer que começou no pâncreas, mas que depois migrou para o fígado e para o estômago.
Ele passava por sérias dificuldades financeiras porque perdeu tudo que ganhou "devido aos falsos amigos", lamentava.
Marinho deixou três filhos: João, Stevie Wonder e Laís de Andrade. E o ex-jogador sofreu muito com a morte de Marlon Brando, seu outro filho, que, em 1988, morreu afogado na piscina da mansão que o ex-jogador tinha no Rio. O menino de um ano e sete meses afogou-se quando o pai dava entrevista a um repórter de televisão, a poucos metros da piscina.
Marinho era um dos principais jogadores do time de Moça Bonita que conquistou o vice-campeonato brasileiro de 85, perdendo a final para o Coritiba. Ele, inclusive, foi considerado o melhor jogador daquele Brasileirão.
Em 1988, o ponta foi negociado, junto com Paulinho Criciúma e Mauro Galvão, para o Botafogo. Também jogou pelo América de Rio Preto e Atlético Mineiro, onde começou a carreira. Foi duas vezes campeão mineiro pelo Galo. Pendurou as chuteiras na equipe da Estrela Solitária.
Além disso, também fez 15 partidas pela seleção brasileira. Era um jogador veloz, com facilidade para o drible, eficiente nas finalizações e uma impulsão acima da média.
Pelo Italiano, Cagliari recebe o Hellas Verona, que foi goleado na última rodada
Davide Nicola, treinador do time Rossoblù. Foto: cagliaricalcio.comF1: Leclerc comanda o único treino livre para o GP do Catar
Entardecer em Lusail com o monegasco na ponta. Foto: Scuderia Ferrari HPRenato Portaluppi e Dorival Júnior, 'personas non gratas' no Grêmio e na Seleção. Por Lino Tavares
Saudade: Há um ano morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
F1:Hamilton domina as duas primeiras sessões livres para o GP de Las Vegas
Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 63 anos
Tentando se afastar do Z-4, Fluminense recebe o Fortaleza no Maracanã; as formações
F1: Russell é o pole em Las Vegas. Verstappen dá passo importante para o tetra
Saudade: Há dois anos morria Tony Lourenço, marcante plantão esportivo da Rádio Bandeirantes
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 43 anos e conquistava sua primeira Libertadores
F1: Verstappen se junta a Prost e Vettel e conquista o tetra. Russell vence em Las Vegas
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há dez anos, o primeiro pela Mercedes