Marcelo Pirilo Teixeira nasceu em Santos-SP, em 28 de abril de 1964. Mora em Santos-SP, é casado com Valéria Simões Teixeira, tem dois filhos, Marcelo Teixeira Filho e Caroline Simões Teixeira. Foi eleito presidente do Santos Futebol Clube para seu terceiro mandato em 9 de dezembro de 2023, para o período entre 2024 e 2026.
RETROSPECTO
Foi o presidente mais jovem da história do Santos a dirigir um grande clube. Conseguiu a façanha de tirar o time de um jejum de 18 anos sem títulos, transformando o clube em um dos melhores e mais bem estruturados do País.
Em 18 de dezembro de 2017 foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Santos Futebol Clube.
Desde pequeno freqüentava a Vila Belmiro ao lado de seu pai Milton Teixeira, que em 1983 assumiu a presidência do Peixe. Aos 20 anos, momento em que seu pai ocupava o cargo de presidente do clube, assumiu o posto de assessor da presidência. Teixeira foi vice-presidente do clube em 1990 e 1991.
Formado em administração de empresas na Fundação Lusíadas e direito na UNICEB (Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes), elegeu-se presidente do Santos Futebol Clube pela primeira vez em 1991, onde ficou por dois anos e posteriormente em 2000, quando ficou até 2009, após perder a histórica eleição para Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.
Apostou em novos talentos das categorias de base, levou o Santos ao título do Campeonato Brasileiro. Manteve os craques da equipe formada por estrelas como Robinho, Diego e Elano. Foi vice-campeão Brasileiro e da Taça Libertadores das Américas em 2003. Fora de campo, fez inúmeros feitos, a inauguração do museu do Santos (Memorial das Conquistas), que se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. Em 2004, conquistou mais uma vez o título nacional e criou a equipe B do Peixe que levou a Copa Federação Paulista de Futebol. Conquistou o título do Campeonato Paulista em 2006 e 2007, marcou presença na principal competição das Américas sendo semifinalista em 2007. Tamanho sucesso como dirigente esportivo fez com que Teixeira fosse escolhido para representar o Brasil no comitê organizador do Campeonato Mundial de Clubes desde 2007.
Além de tantas conquistas no mundo esportivo, Teixeira também é autor do livro Revolution 9, conta a história da nadadora santista Renata Agondi, onde veio a falecer enquanto tentava a travessia do Canal do Mancha, em 1988.
Teixeira foi condecorado com diversos títulos, prova de sua influência e articulação política na baixada santista. Dentre seus títulos, é Cidadão Emérito de Santos, Cidadão Emérito de Guarujá, possui o Troféu cidade de Santos, personalidade do ano de Santos dos anos de 1998 e 2000, detém também o Troféu Ernani Franco e a medalha de Amigo da Marinha. Tornou-se membro da Academia Brasileira de Arte, Cultura e Esporte e da Academia Santista de Letras (cadeira Athié Jorge Coury).
Teixeira é Pró-Reitor Administrativo da UNISANTA, Presidente da Associação Santa Cecília Esportes e Diretor-Presidente do Sistema Santa Cecília de Rádio e TV Educativas, participando ativamente de promoções culturais. Fonte: Jornal Vicentino (6 de dezembro de 2007)
No dia 6 de março de 2016, Marcelo Teixeira participou do programa Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes. Confira abaixo a entrevista completa:
No dia 17 de dezembro de 2017, Marcelo Teixeira foi o entrevistado de Milton Neves no Domingo Esportivo, da Rádio Bandeirantes. Confira abaixo:
Em 18 de maio de 2018, Marcelo Teixeira participa do Domingo Esportivo Bandeirantes para fala sobre sua autobiografia e a relação com o Santos:
No dia 17 de fevereiro de 2019, Marcelo Teixeira participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e falou sobre a importância de Zito na formação dos jovens atletas do Santos. Confira a entrevista:
Abaixo, confira a entrevista de Marcelo Teixeira no "Domingo Esportivo Bandeirantes do dia 6 de dezembro de 2020:
Abaixo, ouça a entrevista de Marcelo Teixeira no Domingo Esportivo Bandeirantes do dia 25 de abril de 2021:
No dia 26 de junho de 2022, Marcelo Teixeira (ex-presidente do Santos FC), participou do Domingo Esportivo da Rádio Bandeirantes.