Mappin

A saudosa loja brasileira
por Chico Santo
"Mappin, é a liquidação!? Um slogan que marcou época e faz parte da história de São Paulo. Fundado em 29 de novembro de 1913 por Walter Mappin e Hebert Mappin, entrou para as páginas comerciais da capital paulista como uma das maiores redes logísticas da época. 
Pioneira no comércio varejista, no início dos anos 80, inovou, também, na década de 30 ao colocar etiquetas com preços em suas vitrines. Entre os anos de 40 e 50, antecipou o conceito de "shopping center? com a comercialização de produtos de diferentes segmentos.
A estratégia de mercado, além de render bons resultados do ponto de vista comercial, fez com que o Mappin se tornasse, ainda, o ponto de encontro da elite paulistana. A loja ganhou a boca do povo e a mídia da televisão brasileira. Em 1950, Roberto Corte Real passou a fazer o noticiário Mappin Movietone transmitido às 21 horas pela TV Tupi, de Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira Mello.
Em São Paulo, o Mappin teve a matriz administrada em sua loja situada na Praça Ramos de Azevedo, com filiais na Rua São Bento, Avenida São João, Itaim Bibi, Shopping Mappin ABC, Shopping Center Norte, West Plaza, Morumbi e Jardim Sul.
Em 1999, durante a administração de Ricardo Mansur, teve sua falência decretada junto às lojas Mesbla, na época, incorporada ao grupo. Dez anos depois, de acordo com a jornalista Mônica Bergamo, esteve perto de voltar à ativa. Segundo a colunista da Folha de São Paulo, o próprio Ricardo Mansur estaria disposto a reabrir a empresa.
ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES