Maldonado

Volante chileno
por Tufano Silva
 
Volante chileno com passagens por diversos times brasileiros, Claudio Andrés del Tránsito Maldonado Rivera, atualmente é auxiliar-técnico do Red Bull Bragantino.
 
Nascido em Curicó-CHL no dia 3 de janeiro de 1980, Maldonado iniciou sua carreira nas categorias de base do Colo-Colo, em 1997. No ano seguinte, foi promovido ao time principal, quando a equipe chilena conquistou o seu 22º título nacional.
 
As já constantes convocações para a seleção chilena fizeram com que o volante chamasse a atenção do São Paulo. Ficou no Tricolor até 2002, e por lá venceu um Campeonato Paulista (2000), um Torneio Rio-São Paulo (2001) e um Supercampeonato Paulista (2002).
 
Em 2003, Maldonado integrou a verdadeira seleção que montou o Cruzeiro, que venceu naquela temporada a tríplice coroa (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro). Além do chileno, a equipe comandada por Vanderlei Luxemburgo contava também com os meias Zinho e Alex, o goleiro Gomes, o zagueiro Cris e tantos outros atletas renomados.
 
Permaneceu no time celeste até o fim da temporada 2005, quando foi contratado pelo Santos. Defendeu a agremiação da Vila até 2007, e por lá conquistou os dois Campeonatos Paulistas que disputou. Deixou o futebol brasileiro em 2008, quando se transferiu para o Fenerbahçe, onde teve uma passagem-relâmpago.
 
Em 2009, retornou ao Brasil, quando foi contratado pelo Flamengo. Naquele ano, era uma das importantes peças da equipe rubro-negra que venceu o Campeonato Brasileiro. Além de Maldonado, o Fla contava também com jogadores como Adriano Imperador, Emerson Sheik, Léo Moura, Petkovic, Ronaldo Angelim e o goleiro Bruno.
 
Uma série de lesões acabou fazendo com que o volante não conseguisse ter sequência com a camisa flamenguista. Em 2013, a direção do clube resolveu não renovar o seu contrato. Foi anunciado em maio de 2013 como reforço do Corinthians, após quase um ano de inatividade. Depois, entre 2014 e 2015 defendeu justamente a equipe pela qual foi revelado, o Colo-Colo (Chile), onde acabou encerrando sua carreira nos gramados.

Pela seleção chilena, o principal resultado de Maldonado foi a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2000, disputados em Sydney-AUS.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Bah
    0
  • 2 Atl
    0
  • 3 Cor
    0
  • 4 Spo
    0
  • 5 Red
    0
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES