Luiz Fernando Mercadante

Jornalista
por Marcos Júnior
O jornalista Luiz Fernando de Azevedo Mercadante morreu no dia 31 de julho de 2012, aos 76 anos, vítima de parada cardíaca.
Merca, como era carinhosamente chamado pelos amigos, estava afastado da profissão há 12 anos e sofria de Mal de Parkinson. Além disso, teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) um mês antes de sua morte.
Vencedor do Prêmio Esso de Reportagem em 1956 pela matéria jornalística produzida para mostrar a realidade vivida pelas tropas brasileiras enviadas à República Dominicana, Mercadante nasceu em São Paulo, no dia 22 de março de 1936, mudou-se para o Rio de Janeiro com a família em sua adolescência e retornou à capital paulista começando a trabalhar na sucursal do jornal carioca "A Tribuna da Imprensa".
Depois passou por diversos veículos, entre eles o Jornal do Brasil, Manchete, Veja, Realidade, Estado de São Paulo, Jornal da Tarde e TV Globo, neste último compondo um trio marcante na reformulação da emissora, ao lado de Armando Nogueira e Alice Maria. Saiu da Globo em 1982.
Também foi diretor de programação da TV Cultura-SP e coordenador de TV do PMDB.
Em co-autoria com Marília Balbi escreveu a biografia do jornalista e empresário Victor Civita, fundador da Editora Abril.
Foi um dos jornalistas que participaram do livro "Repórteres", publicado pela Editora Senac em 1997, ao lado de Audálio Dantas, Ricardo Kotscho, Caco Barcelos, José Hamilton Ribeiro e Domingos Meirelles, entre outros.
Luiz Fernando Mercadante morava em um sítio nos arredores da capital paulista com uma filha, local onde faleceu.
ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES