por Rogério Micheletti e Milton Neves
Luiz Cai Cai, o Luiz Manoel Fernandes de Freitas, meia-direita revelado pelo Jabaquara e que jogou pelo Paulista de Jundiaí, Comercial de Ribeirão Preto e XV de Piracicaba, nos anos 60, hoje está aposentado.
Casado, pai de três filhos (duas mulheres e um homem) e avô de dois netos, Luiz Cai Cai mora em Santos (SP), mesma cidade em que nasceu no dia 22 de setembro de 1939.
O começo da carreira foi em 1958 no Jabaquara. Ficou dois anos no Jabuca e se transeriu, em 1960, para o Paulista de Jundiaí. No ano seguinte, ele foi contratado pelo Comercial de Ribeirão Preto.
E foi no Bafo que ele viveu seus melhores momentos. Permaneceu no time ribeirão-pretano até 1967. Naquele mesmo ano, defendeu o XV de Piracicaba e pendurou as chuteiras.
O apelido
E por que Luiz Cai Cai? Segundo Carlos César, ex-ponta do Comercial e amigo de Luiz, o apelido surgiu nos anos 60 quando tinha muito juiz na gaveta. "Aí, de acordo com o preço, o Luiz caía longe da área, perto da área ou dentro da área?, contou, às gargalhadas, Carlos César, no programa "Golaço?, da Rede Mulher de Televisão.
"E ninguém caía melhor do que o Luiz?, garante Carlos César até hoje.
O jornalista Ednilson Valia entrevistou Luiz Cai - Cai na cidade de Santos, no bairro da Ponta da Praia, onde reside o ex.-centroavante do Bafo. Na matéria, o goleador do Comercial contou todos os momentos de sua carreira e falou sobre a polêmica do Paulistão de de 1966.
A matéria foi editada por Kennedy Andrés.
Achados & Perdidos: Os dois gols que Givanildo marcou jogando pelo Corinthians
O ex-volante em ação pelo Alvinegro, contra o Flu de Doval. Foto: ReproduçãoF1: Norris faz sua parte, vence a Sprint no Catar e tira dois pontos em relação a Norris
Australiano partiu da pole e venceu de ponta a ponta em Lusail. Foto: McLarenF1Parabéns, Alemão! Ex-volante do Botafogo, Napoli e Seleção completa 64 anos
Atlético encara o Lanús em busca do inédito título na Sul-Americana; as formações
F1: Norris é o pole do GP de Las Vegas. Bortoleto para no Q1 e parte da penúltima fila
F1: Verstappen vence o GP de Las Vegas e segue na luta pelo penta, restando duas etapas
Achados & Perdidos: Há 22 anos, com vitória sobre o Sport, Palmeiras garantia seu retorno à Série A do Brasileiro
Saudade: Há cinco anos morria Diego Armando Maradona
Saudade: Há dois anos morria Rubens Minelli, treinador brasileiro multicampeão
Achados & Perdidos: Flamengo vencia o Cobreloa há 44 anos e conquistava sua primeira Libertadores
Embalado por vitória no Majestoso, Corinthians vai a Minas para enfrentar o Cruzeiro; os times
Olhos no retrovisor: Hamilton conquistava seu segundo título na F1 há 11 anos, o primeiro pela Mercedes