Luciano Coalhada

Ex-meia do Santa Cruz e Corinthians
por Rogério Micheletti
 
Luciano Coalhada, o Luciano Jorge Veloso, meio-campista do Corinthians nos anos 70. Em 2011, de volta ao Recife, o ex-jogador atuava como um "Badeco Pernambucano", ou seja, cuidava de uma entidade que busca melhores condições a ex-atletas.
 
Nascido no dia 13 de setembro de 1948, Luciano Coalhada começou a se destacar no Santa Cruz. No time coral, ele atuava ao lado de jogadores como Luís Fumanchu e Nunes. Aliás, ele também atuou pelo rival Sport, onde sagrou-se campeão pernambucano.

Foi contratado pelo Corinthians em 1977 e mostrou ser pé-quente. Em seu primeiro ano no Parque São Jorge, Luciano Coalhada fez parte do time alvinegro campeão paulista de 1977. Luciano, portanto, fez parte da equipe comandada por Oswaldo Brandão que acabou com o jejum de títulos que durava desde de 1954.

Reserva boa parte daquele estadual, já que os titulares do meio de campo eram Ruço, Basílio e Palhinha, Luciano Coalhada teve a oportunidade de atuar na histórica partida contra a Ponte Preta, dia 13 de outubro de 1977, já que Palhinha não tinha condições.

Luciano não decepcionou. Logo aos 4 minutos, do primeiro tempo, ele mandou a bola na trave da meta do goleiro Carlos Roberto Gallo. O gol do título corintiano foi marcado por Basílio, aos 37 minutos, do segundo tempo.

Luciano deixou o Corinthians para jogar no Juventus da Mooca em 1978. Na equipe da Rua Javari, ele teve como companheiros o ponta-direita Ataliba, o centroavante Geraldão, o meia César, entre outros. Luciano encerrou a carreira nos anos 80 jogando no futebol pernambucano.

Em 2007, vivia na sua cidade natal, Pesqueira (PE), onde foi técnico de futebol. Luciano começou a dirigir o Pesqueira Futebol Clube em 2006, mas no ano seguinte deixou o comando da equipe.

Apelido

O apelido "Coalhada" nasceu de uma personagem interpretada pelo humorista Chico Anysio. Coalhada era um jogador de futebol e que tinha o cabelo black-power e bigode. Era muito parecido com Luciano.
Em 2009, o goleiro Marcos, do Palmeiras, "homenageou" o paraguaio Ortigoza com o mesmo apelido de Luciano.

ver mais notícias

Pelo Corinthians

No "Almanaque do Corinthians", de Celso Dario Unzelte, consta que Luciano Coalhada realizou 70 partidas pelo Alvinegro do Parque São Jorge. Foram 40 vitórias, 14 empates e 16 derrotas. O meio-campista marcou nove gols pelo Timão.

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES