por Túlio Nassif
Lucas Gomes da Silva, ou apenas Lucas Gomes, foi um atacante decisivo com boa presença de área. Nasceu no dia 29 de maio de 1990, em Bragança, nordeste do Pará e morreu aos 26 anos, no dia 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, quando o avião da Chapecoense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Ele deixou a esposa e um filho.
Revelado em 2010 pelo Bragantino Clube do Pará, time da sua cidade natal, peregrinou por equipes como o São Raimundo-PA (em 2011), Trem-AP (em 2011), Castanhal-PA (em 2012), Ananindeua-PA (em 2012) e Tuna Luso-PA (em 2013), antes de assinar com o Londrina, em 4 de maio de 2013.
Apesar de fazer boas partidas pelo Tubarão, foi emprestado em 18 de setembro de 2013 ao Sampaio Corrêa-MA, para a disputa da Série C de 2013. Com o acesso do clube maranhense e o fim do contrato, retornou ao Londrina ainda em dezembro de 2013.
Fez parte do elenco campeão paranaense de 2014, mas novamente sem espaço foi emprestado, dessa vez ao Icasa-CE, em julho de 2014.
As boas atuações no Verdão do Cariri chamaram a atenção do Fluminense, que por empréstimo acertou com o jogador, em 23 de dezembro de 2014. Após um ano na equipe carioca, Lucas Gomes trocou o agitado Rio de Janeiro pela tranquila Santa Catarina, quando foi anunciado em janeiro de 2016, como reforço da Chapecoense.
Pela Chape, conquistou o Campeonato Catarinense em campo e a Copa Sul-Americana post-mortem, ambos em 2016. Realizou 55 partidas e marcou oito gols. Números que foram interrompidos quando ele foi declarado como uma das 71 vítimas fatais no acidente do avião que transportava o time catarinense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana.
Corinthians encerra preparação para amistoso com Love e zagueiro do sub-23
Atacante Vagner Love sofreu uma pancada no treino, mas não tem lesão. Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians/Via UOLPrimeira Liga anuncia fim da competição após duas edições
Londrina foi o campeão da Primeira Liga no ano passadoDia do Goleiro: Veja as quatro vezes em que Pelé defendeu a meta do Santos
Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
Saudade: Há dez anos morria Tchê, o preparador de motores de kart de Ayrton Senna
Parabéns, Rondinelli, 70 anos! Ele fez histórico gol pelo Flamengo em 1978
De olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
Embalado, São Paulo tem o Ceará pela frente no Brasileiro; as equipes
Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras