Londrina foi o campeão da Primeira Liga no ano passado

Londrina foi o campeão da Primeira Liga no ano passado

UOL Esporte

Na tarde desta terça-feira (25), representantes dos clubes que integram a Primeira Liga anunciaram o fim do torneio que foi disputado em duas edições, nos anos de 2016 e 2017.

Em comunicado, os clubes envolvidos na competição afirmam que o "calendário do futebol brasileiro já está superlotado", decidindo-se pelo término do torneio que foi criado como uma iniciativa para a efetivação de uma liga nacional de clubes.

Estiveram presentes na reunião os presidentes de América-MG, Paraná Clube e representantes de Fluminense, Grêmio Esportivo Brasil, Criciúma Esporte Clube, Ceará, Grêmio, Internacional, Atlético-MG, Chapecoense, Vila Nova-GO, Athletico-PR e Corinthians. O Cruzeiro não enviou representante.

Os clubes membros da Primeira Liga estiveram na sede do América-MG, em Belo Horizonte, e sugeriram um novo modelo de união entre as agremiações. Uma associação nacional de clubes para buscar melhorias em conjunto no futebol brasileiro.

As únicas edições disputadas da Primeira Liga, em 2016 e 2017, tiveram como vencedores o Fluminense, que venceu o Athlético-PR na decisão, e o Londrina, que bateu o Atlético-MG na final, em 2017.

Confira o comunicado oficial dos membros da Primeira Liga

"A Primeira Liga, por meio de reunião entre representantes de clubes fundadores, filiados e convidados, definiu nesta terça-feira suas novas diretrizes de atuação.

Após o debate, os clubes decidiram uma proposta de ajuste e evolução da Primeira Liga, que vai trabalhar em prol do futebol brasileiro, solucionando questões relevantes e pertinentes a todos os clubes.

A principal definição é de que a Primeira Liga não vai mais organizar uma competição, pois entende que o calendário do futebol brasileiro já está superlotado.

Desta forma, a Primeira Liga se propõe a contribuir para a construção de uma Associação Nacional de Clubes, a fim de trabalhar com foco na unificação das agremiações em busca de melhorias para o futebol brasileiro, tais como:

- Aperfeiçoamento e modernização das legislações esportiva, trabalhista e tributária;

- Regularização da intermediação de negócios no futebol;

- Captação de novas receitas no mercado para o futebol;

- Entre outras;

Os Clubes irão trabalhar conjuntamente com as entidades de administração do desporto na busca de soluções para o crescimento do futebol brasileiro."

Foto: Divulgação/Primeira Liga

Últimas do seu time

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    58
  • 2 Pal
    50
  • 3 San
    48
  • 4 Cor
    43
  • 5 São
    43
  • Veja tabela completa