por Marcos Júnior Micheletti
Mário Rogério Reis Micale, o Rogério Micale, treinador que comandou a Seleção Brasileira na conquista do ouro olímpico nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016, foi goleiro antes de tornar-se técnico de futebol. É o atual treinador do Sub-23 da Seleção do Egito, incluindo o time olímpico do país do nordeste africano, cargo que assumiu em agosto de 2022.
Nos Jogos Olímpicos de Paris, comandando o time do Egito, terminou em quarto lugar, perdendo a disputa pelo bronze para o Marrocos, que goleou por 6 a 0.
HISTÓRICO RECENTE
Em fevereiro de 2021 começou a trabalhar na equipe do Al-Hilal, da Arábia Saudita, mas foi demiitido após 13 jogos. Antes, havia comandado o Paraná, entre 2 de fevereiro de 2020 e 2 de dezembro do mesmo ano.
TRAJETÓRIA
Baiano de Salvador, nascido em 28 de março de 1969, Micale, cujo apelido nos gramados era "Aranha", começou sua carreira como jogador pela Associação Portuguesa Londrinense, passando depois pelo Londrina, Apurarana Atlético Clube e Operário Ferroviário Esporte Clube, todos do Paraná.
Encerrou sua carreira aos 23 anos e abriu uma escola de futebol em Londrina, dando início a sua carreira de treinador de futebol, com passagens por diversos clubes, trabalhando nas categorias de base, com destaque para o Figueirense, quando conquistou o título da Copa São Paulo, em 2008.
Trabalhou no comando da equipe sub-20 do Atlético-MG em duas ocasiões: entre 2009 e 2010 e de 2011 a 2015, quando foi contratado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), inicialmente para comandar o time sub-20 e depois (em 2016), o elenco sub-23.
Rogério Micale teve um começo difícil no comando da seleção olímpica em 2016, mas a equipe foi ganhando consistência ao longo da competição para conquistar a inédita medalha de ouro em 20 de agosto, quando a equipe empatou em 1 a 1 com a Alemanha no tempo normal e venceu nos pênaltis, após novo empate, na prorrogação, por 0 a 0.
Foi demitido da seleção sub-20 no dia 20 de fevereiro de 2017, após campanha ruim à frente da equipe no Sul-Americano, disputado no Chile. A equipe foi eliminada e não conseguiu vaga para ao Mundial.
Em 21 de julho de 2017, Micale foi anunciado como técnico do Atlético-MG. Pouco tempo depois, em 24 de setembro, foi desligado do clube, após perder para o Vitória por 3 x 1, no Independência. Antes disso, a equipe já havia sido eliminada na Libertadores e na Copa do Brasil.
Em 24 de fevereiro de 2018, foi anunciado como novo técnico do Paraná, permanecendo no comando da equipe até 14 de agosto do mesmo ano, dia em que foi anunciada a sua saída. Depois de deixar a equipe de Curitiba, Micale foi anunciado como novo técnico do Figueirense no dia 10 de setembro de 2018, assumindo o cargo deixado por Milton Cruz. Foi demitido no dia 28 de novembro do mesmo ano. Já em 11 de fevereiro de 2020 foi anunciado como treinador do time sub-20 do Cruzeiro.
Saudade: Fran Augusti, brilhante jornalista, morria há sete anos
À direita, ao lado de Milton Neves, nas Macabíadas de 1985, em Israel. Foto: Portal Terceiro TempoOlhos no retrovisor: Prost 'bateu na trave' para ser piloto da Ligier; Veja o vídeo
Achados & Perdidos: Zé Elias, no Futsal, marcando gol narrado por Milton Neves
Deu a lógica na decisão do Mundial de Clubes 2024. Real Madrid bate fácil o Pachuca e chega à nona conquista do título
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão de Guaranésia-MG
Achados & Perdidos: Há 53 anos, o primeiro título do Galo no Campeonato Brasileiro
No Dia do Atleta, veja uma entrevista de Pelé após ser eleito o Atleta do Século
Achados & Perdidos: A espetacular virada do Vasco sobre o Palmeiras na final da Mercosul, há 24 anos!
Achados & Perdidos: Bayern de Munique faturava o Mundial de Clubes sobre o Cruzeiro há 48 anos
Parabéns, Mauro Galvão! Multicampeão, o ex-zagueiro completa 63 anos
Saudade: Rubens Minelli completaria 96 anos nesta quinta-feira