por Marcelo Rozenberg
César Luis Menotti, consagrado treinador argentino campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1978, nasceu em Rosário em 5 de dezembro de 1938. O grande técnico e futebolista morreu no dia 5 de maio de 2024, aos 85 anos. A causa do falecimento não foi divulgada.
Começou no futebol como jogador das categorias de base do Rosário. Em 1960, teve a primeira chance no time profissional. Defendeu também Racing, Boca Juniors, The Generals, dos Estados Unidos, até chegar ao Brasil, onde passou por Santos e Juventus (no clube da Mooca, por sinal, encerrou a carreira; já no Santos foi o 11º argentino a vestir a camisa alvinegra). Em seguida, iniciou a carreira de treinador, com passagens por alguns dos mais importantes clubes do mundo como Barcelona, Independiente, River Plate e Boca Juniors.
Menotti chegou ao comando da seleção argentina em 1974. Quatro anos depois, deu a volta olímpica como campeão do mundo, mas o fato de não ter convocado Diego Maradona, então com 17 anos, para o Mundial rende polêmica até os dias atuais. Na ocasião, o treinador afirmou que o "El pibe de oro? era jovem demais para integrar a seleção.
Em 2011, fez uma cirurgia no pulmão para a retirada de um tumor, devido ao alto consumo de cigarros. Após o ato médico, o ex-treinador da Argentina teve uma melhora em seu quadro de saúde.
Em 2018 foi confirmado pela Associação de Futebol da Argentina (AFA), como o novo diretor de seleções do país, aos 80 anos.
O UOL publicou uma matéria sobre Menotti em 16 de abril de 2019, assinada pelo jornalista Bruno Rodriuges, enfatizando a passagem do então jogador pelo Juventus, da Mooca. Clique aqui e veja.
No dia 28 de agosto de 2022, César Luis Menotti, consagrado treinador argentino campeão da Copa do Mundo com a Argentina em 1978, participou do Domingo Esportivo Bandeirantes e conversou com Milton Neves, Claudio Zaidan e Guilherme Cimatti:
Desesperado, Santos recebe o líder Palmeiras na Vila Belmiro; as formações
Flaco López será um dos desfalques esmeraldinos nesta noite. Foto: Cesar Greco/PalmeirasSaudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
Achados & Perdidos: O memorável dia em que o Fogão de Garrincha parou o Sul de Minas
F1: Norris é o pole do GP de SP. Verstappen para no Q1 e Bortoleto não sai dos boxes
F1: Sprint tem começo agitado, fica insossa, Norris vence e Bortoleto bate forte
Feliz aniversário, Felipão! Treinador campeão com a seleção completa 77 anos
F1: Norris vence em Interlagos, mas o show foi de Verstappen, de último para o pódio
Saudade: Craque e polêmico, Heleno de Freitas nos deixava há 66 anos
De olho no G-7, São Paulo recebe o empolgado Red Bull Bragantino; as equipes
Parabéns, Del Piero! Grande ídolo da Juventus, ex-atacante completa 51 anos
Depois de perder em Bragança, Corinthians encara o Ceará em Itaquera; os times