Lima

Ex-atacante do Corinthians e Benfica
por Rogério Micheletti /colaborou o leitor Pedro Soares, torcedor do Benfica
 
Adesvaldo José de Lima, o Lima, ex-centroavante do Operário (MS), Corinthians, Grêmio, entre outras equipes, mora hoje na praia fluvial do Laranjal, em Pelotas (RS), onde trabalha na revelação de talentos para o futebol.
 
Lima, que nasceu no dia 17 de setembro de 1962, na cidade de Camapuã (MS), começou a se destacar no Operário (MS), no início dos nos anos 80, e se transferiu para o Corinthians no segundo semestre de 84, após ter feito um ótimo Campeonato Brasileiro.

Em 85, ele atuou por empréstimo no Santos, que negociou Serginho Chulapa para o Timão, e no Náutico. Em 86, ele retornou ao Corinthians e no ano seguinte se transferiu em definitivo para o Grêmio.

Apesar de não ter conquistado nenhum título pelo alvinegro do Parque São Jorge, Lima realizou um sonho de infância. "Sempre quis jogar no Corinthians, porque tinha um vizinho que não deixava eu ver televisão. Não tínhamos dinheiro para comprar um. E ele era corintiano. Um dia prometi que iria jogar no Corinthians. Ele não acreditou", comenta Lima.

Com a camisa corintiana, conforme informa o "Almanaque do Corinthians", de Celso Unzelte, Lima disputou 74 partidas, sendo 40 vitórias, 19 empates e 15 derrotas. O centroavante marcou 36 gols pelo Timão.

Se Lima não conquistou títulos pelo Corinthians, a história no Grêmio foi diferente. Ele fez parte das campanhas vitoriosas dos estaduais de 1987 e 1988. O Grêmio contava com jogadores como Valdo, Luís Carlos, Cuca, Astengo, Mazarópi, entre outros.

Depois do Grêmio, Lima defendeu o Benfica, de Portugal. Ele ficou na equipe portuguesa até 1991 e retornou à Porto Alegre, mas desta vez para jogar no arquirriival do Grêmio, o Internacional. Não brilhou no Colorado e rodou pelo América do Rio, Cerro Porteño (Paraguai), Vitória da Bahia e Farroupilha, antes de encerrar a carreira no Pelotas.

ABAIXO, VÍDEO COM LANCES E OS GOLS DE CORINTHIANS 5 X 1 PORTUGUESA, JOGO DISPUTADO EM 29 DE JULHO DE 1984, NO PACAEMBU, VÁLIDO PELO CAMPEONATO PAULISTA. LIMA MARCOU DOIS GOLS DO ALVINEGRO. A NARRAÇÃO É DE JOSÉ GÓES (TV CULTURA-SP) 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES