Leivinha de São João

Jornalista esportivo

Antonio Carlos Nogueira de Oliveira, o jornalista esportivo Leivinha de São João da Boa Vista, nasceu na cidade do interior paulista em 24 de julho de 1954.

Seu pai, Benedito Fernandes de Oliveira, falecido em 1955, era conhecido nos meios futebolísticos por Cajúca (foi ex-zagueiro da Sociedade Esportiva Sanjoanense antes da chegada ao clube de Mauro Ramos de Oliveira, que ergueria a Copa do Mundo no Chile, em 1962).

Foi também o primeiro presidente da ALCES (Associação dos Locutores e Cronistas Esportivos Sanjoanenses). A mãe, Maria Nazaré Nogueira de Oliveira, é funcionária pública aposentada.

Com a perda prematura do pai, Leivinha (apelido herdado do antigo atacante do Palmeiras dos anos 70 devido à semelhança física), passou a frequentar os estádios de futebol levado por amigos mais velhos.

Ainda na juventude, começou a assessorar o jornalista esportivo Ito Amorim - na época correspondente na região de São João de "A Gazeta Esportiva", buscando nos vestiários escalações das equipes e trios de arbitragem de campeonatos locais.

Foi colaborador de "A Gazeta Esportiva?, editor de esportes dos jornais sanjoanenses "O Município" (jornal com mais de um século de existência e onde atualmente trabalha como colaborador), "Jornal Regional?, "Jornal do Povo?, "Edição Extra?, "Cidade de São João? e "Destaque Esportivo".

Em 2001, fundou o jornal "Momento Esportivo?, único na região que trata exclusivamente de sua paixão maior, o esporte. Além dos fatos do dia a dia, resgata a história do esporte na cidade, bem como o maravilhoso passado de ex-atletas.

Por Marcelo Rozenberg

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES