Se engana quem pense que o atacante nasceu na Alemanha e seu nome é Miroslav Josef Klose. Ele nasceu no dia 9 de junho de 1978, em uma cidade do Sul da Polônia, chamada Opole, mas se naturalizou alemão e, seu nome original, em polonês, é Miroslaw Marian Kloze.
Devido à naturalização, Klose pôde defender a seleção alemã ao invés da polonesa. Sua primeira convocação foi em 2001. O bom desempenho lhe rendeu um lugar cativo na Seleção, fazendo com que disputasse quatro mundiais. Na Copa do Mundo de 2002, marcou cinco gols; na de 2006, marcou mais cinco e foi artilheiro desta edição, onde recebeu o prêmio Chuteira de Ouro, concedido pela FIFA; na de 2010, anotou outros quatro gols, igualando-se a Gerd Müller na segunda colocação da lista dos maiores artilheiros de Copas do Mundo com 14 gols, ficando somente atrás de Ronaldo Fenômeno, com 15; na de 2014 balançou as redes mais duas vezes, superando o brasileiro em 8 de julho de 2014, quando marcou um dos sete gols da Alemanha na goleada sobre o Brasil, por 7 a 1, na semifinal da Copa, no Mineirão, em Belo Horizonte. Neste Mundial de 2014, o atacante, após bater na trave três vezes, conseguiu o tão esperado título de campeão do mundo, depois de uma vitória sobre a Argentina por 1 a 0 já na prorrogação. Além disso, ele é o maior artilheiro da história da Seleção Alemã.
Iniciou carreira em 1998, no FC Homburg, onde jogou apenas uma temporada. Transferiu-se para o Kaiserslautern, onde ficou até 2004.
A boa presença na área e o faro de gols, tanto na seleção como no clube, chamaram a atenção do Werder Bremen, que o contratou após a conquista da Bundesliga para substituir o brasileiro Aílton.
Apesar das inúmeras lesões, quando defendia a equipe de Bremen, foi um dos principais jogadores da equipe, sendo artilheiro por lá também. Em 2007, deixou o clube com apenas um título, a Copa da Liga Alemã de 2005/06, para assinar com o Bayern de Munique. Um dos fatores de sua saída teriam sido desavenças com o colega Torsten Frings.
Klose não poderia começar melhor. Estreou bem no time bávaro e já na temporada que chegara ao novo time, conquistaria a Copa da Liga Alemã de 2006/07. Os títulos não pararam por aí, ganhou também o Campeonato Alemão de 2007/08, a Copa da Alemanha de 2007/08 e 2009/10. Além deste último título, chegou com o Bayern a final da Liga dos Campeões, perdendo na final.
Com dificuldades para jogar e reserva na maior parte, Klose marcou apenas um gol. Após o final da temporada 2010/11 e sem contrato com o time alemão, confirmou sua saída do Bayern para a Lazio, clube italiano.
Pelo time da capital, sagrou-se campeão da Copa da Itália 2012/13.
E o que poderia ser um grande desafio, se tornou algo fácil de se alcançar. Convocado pela Seleção Alemã para sua quarta Copa, Klose chegou no Brasil para bater o recorde do brasileiro Ronaldo Fenômeno, de 15 gols em mundiais. A obsessão virou realidade no dia 21 de junho de 2014, na segunda partida da Alemanha, esta, contra Gana. O atacante saiu do banco de reservas e empatou o sofrido e disputado duelo. O recorde veio contra o Brasil, o país do Fenômeno. Na goleada de 7 a 1 sobre os donos da casa, Klose marcou um dos gols e conseguiu a grande marca de 16 gols em Copas do Mundo.
Em agosto de 2014 decidiu que não atuaria mais pela seleção alemã. Aposentou-se como campeão do mundo. Em novembro de 2016, após cinco temporadas na Lazio, o centroavante comunicou sua aposentadoria do futebol.
Lesão no ombro tira Ter Stegen de jogos da seleção da Alemanha
Ter Stegen perderá jogos da Alemanha. Foto: AP Photo/Martin Meissner/Via UOLDe olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras
Achados & Perdidos: A confusão generalizada após o jogo entre Brasil e Uruguai com 'fuga' de Rivellino
Olhos no retrovisor: Jacques Villeneuve vencendo pela primeira vez na Fórmula 1
Achados & Perdidos: Relembre de Paulo Morsa em uma hilária briga com Cacá Rosset no 'Debate Bola' da Record
Heitor Camerin, ex-Ponte e Fla, na live de Marcos Falopa nesta terça-feira
Parabéns, Fábio Luciano! Ex-zagueiro do Timão e do Fla, completa 50 anos