Jurandir da Silva, o Jurandir, nasceu no dia 19 de março de 1961, em Santo André. Optou pela bola por influência do pai, o ex-goleiro Jacinto, do Juventus. Começou a carreira nas categorias de base do Velo Clube de Rio Claro como lateral-direito, em 1978, mas ao longo dos anos foi deslocado para diversas outras posições. Quando decidiu parar, no final dos anos 80, era centroavante da Pirassununguense, do interior paulista. Voltou a Rio Claro onde atualmente trabalha como representante de biscoitos da empresa Gudy. É casado e não tem filhos.
Sua maior recordação no futebol foi ter feito parte, mesmo ainda juvenil, do grupo que conquistou a segunda divisão de 1978 pelo Velo Clube. No ano seguinte, no entanto, o time venceu apenas cinco dos 38 jogos que disputou na Série A e foi rebaixado. Jurandir seguiu a vida defendendo Ponte Preta, Araxá (MG), Sparta de Campo Belo (MG), Itabuna e Pirassununguense. "Resolvi parar por causa do falecimento do meu pai. Não queria deixar minha mãe sozinha no interior paulista. Tive até proposta do futebol espanhol, mas achei melhor valorizar a família.?
O futebol que sempre fez parte da família continua tendo importância. Mas apenas para discussões acaloradas com os amigos e ex-jogadores com quem ainda mantém contato. "Ir a estádio nem pensar. A violência entre as torcidas inibe qualquer tentativa nesse sentido?.
Por Marcelo Rozenberg
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
Profissional trabalhou em emissoras de rádio e televisão do Paraná. Foto:InstagramO dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Fogão Made In Brasil! Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians