Júlio César Soares de Espíndola, goleiro com passagens marcantes por Flamengo e Inter de Milão, em novembro de 2017 deixou o Benfica-POR e, três meses mais tarde, anunciou o seu retorno ao Flamengo. Encerrou sua carreira em 2018, pelo Flamengo.
Júlio César foi casado por 21 anos com a atriz Susana Werner. Em 21 de maio de 2023, por meio de seu Instagram, Susana informou o final de seu relacionamento com o ex-goleiro. O casal teve dois filhos: Cauet e Giulia. Porém, dois dias depois, Susana Werner fez nova postagem dizendo que a decisão da separação havia sido precipitada, e ela e o marido não estavam preparados para viverem longe um do outro.
Em 10 de dezembro de 2023, Susana Werner informou que estava separada de Júlio César desde novembro de 2023.
Nascido na cidade de Duque de Caxias-RJ em 3 de setembro de 1979, Júlio César iniciou sua carreira nas categorias de base do Grajaú Country Club. Ainda como juvenil, se transferiu para o Flamengo, clube no qual o arqueiro se profissionalizou em 1997.
Foram oito anos defendendo o Rubro-Negro, conquistando pela equipe da Gávea 25/03/2015quatro Campeonatos Cariocas, uma Copa Mercosul e uma Copa dos Campeões. Em 2005, o Flamengo não resistiu ao assédio feito pela Inter de Milão, e acabou vendendo o goleiro, que ainda passou por um período de empréstimo ao Chievo.
Na Internazionale, começou como reserva de Toldo, ídolo da torcida. No entanto, conquistou a titularidade da equipe já na temporada seguinte. Ficou ao todo por sete anos na Itália, vencendo com o clube Nerazzurri quatro Copas da Itália, cinco Campeonatos Italianos, quatro Supercopas da Itália, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
O goleiro foi convocado pela primeira vez para defender a seleção brasileira em 2003. No ano seguinte, foi o titular da conquista da Copa América, agarrando uma penalidade na decisão contra a Argentina. Além do título continental, Júlio César venceu também com o escrete canarinho uma Copa das Confederações, em 2009.
Entretanto, ficou marcado também em sua trajetória pela seleção a falha no primeiro gol da vitória holandesa sobre o Brasil, nas quartas-de-final da Copa do Mundo de 2010. Mas quando todos pensavam que Júlio César não teria mais chances de ser convocado, Luiz Felipe Scolari, que voltou a treinar o time brasileiro no final de 2012, chamou o arqueiro para o amistoso contra a Inglaterra, no estádio Wembley, vencido pelos donos da casa por 2 a 1.
E o goleiro deu a volta por cima. Após se culpar por um dos gols sofridos na Copa de 2010, o que ocasionou a eliminação canarinho, Júlio César foi o goleiro titular na conquista da Copa das Confederações de 2013, sobre a poderosa Espanha, em pleno Maracanã. E ainda recebeu o troféu "Luva de Ouro" da Fifa, sendo goleiro menos vazado da competição.
Júlio César é casado com a atriz Susana Werner, com quem tem dois filhos: Cauet e Giulia.
Em agosto de 2012, o arqueiro se transferiu para o Queens Park Rangers, da Inglaterra, após sete temporadas defendendo a Internazionale de Milão. No QPR, Julio voltou a fazer grandes partidas e foi lembrado na Seleção Brasileira, mas o bom rendimento do goleiro não evitou o rebaixamento do clube para a Segunda Divisão inglesa.
Sem oportunidades no clube inglês, o arqueiro brasileiro acertou sua ida para o Toronto FC, em 2014, clube então recém-fundado para a disputa da Major League dos Estados Unidos.
Após a Copa do Mundo de 2014, o arqueiro rescindiu o contrato com o QPR, clube que detinha seus direitos, e assinou com o Benfica, de Portugal, por dois anos.
Abaixo, veja a despedida de Júlio César do Benfica-POR: