José Lara, o Noronha

Ex-jogador amador de futsal

por Danielle Nhoque

José Fernando Lara Campos, mais conhecido como José Lara, foi um jogador amador que brilhou na Baixada Santista. Em 2018, o torcedor do São Paulo seguia aposentado, morando em São Paulo, na região da Avenida Paulista. É casado com Diana Paludo Lara Campos, tem uma filha e três netos.

José Lara nasceu em São Manoel, municípo de São Paulo, no dia 27 de agosto de 1930. Ainda criança, começou a se encantar pelo futebol enquanto ouvia pelo rádio a narração da derrota da Seleção Brasileira para a Itália (2x1 - Copa da França de 1938). Um ano depois, começou a jogar na rua, época em que ainda se usava bola de capotão.

Depois de um tempo, José Fernando começou a atuar como amador no juvenil do Atlética de São Manoel, onde ficou conhecido como "Noronha?. Aos 18 anos, morando em Santos, jogava futsal nas praias. Arriscou alguns chutes na Portuguesa Santista, em duas partidas. Aos 22 anos atuou como atacante na equipe do Paranaguá, depois, indo para o Rio Branco, também como jogador amador. Passou também, mais tarde, pela equipe de futsal da ACM de São Paulo.

Mesmo quando não estava "fixo? em um clube, Noronha nunca abandonou o esporte. Sempre que podia, além de "bater uma bola? nas horas livres, jogada vôlei e também basquete. Profissionalmente, trabalhou com vendas de aço e na Casa Comissária de Exportação de Café.

Torcedor do São Paulo desde 1953, Noronha tinha cadeira cativa no Morumbi. Fanático, se orgulha de lembrar que viu o primeiro gol marcado no estádio, o gol de Peixinho, naquele dia 2 de outubro de 1960.

Nunca "deu mole para o corpo", como ele mesmo diz.

Atualmente, nada mil metros por dia no Sesc Mariana. E não deixa, jamais, de acompanhar a sua maior paixão: o futebol. 

ABAIXO, VÍDEO DE JOSÉ LARA NADANDO NA PISCINA DO SESC VILA MARIANA, ZONA SUL DE SÃO PAULO, EM DEZEMBRO DE 2015

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES