Jardel Moreira Lemos, um nome que marcou época na lembrança dos desportistas mineiros, mais particularmente na memória dos torcedores do América Futebol Clube. Mineiro de Uberaba, Jardel é casado e tem três filhas. Começou sua carreira muito jovem mostrando desde o inicio a sua aptidão para o gol. Goleiro por vocação, Jardel começou sua vida de futebolista, onde recebeu um aprendizado técnico que o acompanhou por toda sua trajetória. Goleiro, posição considerada a mais ingrata dentro do futebol, quem não se lembra de fatos, história e folclore envolvendo goleiros. Jardel, dedicou sua vida ao futebol e nele construiu o seu ideal.
As glórias que teve em sua vida serviram para ensinar-lhe mais e prepará-lo para a vida. O seu sonho atingiu horizontes mais amplos, em seu coração o desejo de dar continuidade a sua missão, de criar novos caminhos não se resumia em passar a frente a experiência e o aprendizado, o importante é criar algo objetivo e eficaz. Em 1976 foi fundada em Belo Horizonte a Jardel Escola de Futebol e logo depois o Cavaleiro Negro Esporte Clube, um sonho que se transformou em realidade. Jardel começou a agrupar jovens de diversas idades para transmitir-lhes os ensinamentos básicos do futebol, os primeiros passos foram difíceis, mas a força do idealismo falou mais alto e as aparentes barreiras foram vencidas.
A presença do Cavaleiro Negro Esporte Clube e a Jardel Escola de Futebol tem sido marcante no futebol de Minas Gerais e manter essa entidade tem sido um ato de heroísmo e muita força de vontade para o seu criador, Jardel Moreira Lemos, pois para manter seu trabalho é preciso mão de obra especializada, técnicos, massagistas, preparadores físicos e etc. O trabalho de formação do jovem tem como base a preparação deste para a vida, através do esporte, evitando que estes venham enveredar por caminhos obscuros e lutem por seus objetivos buscando uma vida melhor.
Educar juventude dentro do esporte, transmitindo-lhes os ensinamentos básicos do futebol e formando não somente atletas, mas homens e cidadãos conscientes de seus direitos e deveres e aptos a lutar por seu ideal com respeito, responsabilidade e dedicação, essa é a missão do Cavaleiro Negro Esporte Clube.
Depois de vencer muitos obstáculos e hoje ser um dos nomes mais respeitados do futebol de base de Minas Gerais, ainda assim, O Cavaleiro Esporte Clube e Jardel Escola de Futebol, que tem como presidente de honra Jardel Moreira Lemos, seu fundador e tem como presidente sua filha Carla Lemos, lutam ardentemente para continuar a cumprir sua missão de formar grandes cidadãos e revelar excelentes jogadores para o futebol brasileiro e até para o futebol internacional.
Cátia Lemos, filha de Jardel
PSG, 55 anos! Saiba quem foi o primeiro brasileiro a jogar pelo clube francês
Em 1971, o ex-santista Joel Camargo, um ano após a fundação do clube parisiense. Foto: ReproduçãoAchados & Perdidos: A França derrotava o Brasil na decisão do futebol olímpico há 41 anos
Achados & Perdidos: Relembre Milton Neves sendo entrevistado por Jô Soares, o humorista que nos deixava há três anos
Saudade: Há um ano morria Adílio, ex-meia do Flamengo que conquistou o Mundial de Clubes
Didi e sua 'Folha Seca': o tema da live de Marcos Falopa, que recebe Celso Unzelte
Milton Neves, 74 anos! Veja imagens da infância e adolescência do jornalista
Edu, 76 anos! Ouça entrevista do aniversariante a Milton Neves na Rádio Bandeirantes
Em vídeo, 'Antes & Depois' de jogadores que brilharam pela Copa São Paulo de Futebol Júnior
Com vantagem na Copa do Brasil, Corinthians enfrenta o Palmeiras no Allianz Parque; as formações
Milton Neves em Nova Iorque: veja dezenas de fotos do aniversariante na sua 'Muzambinho do Hemisfério Norte'
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Guaxupeano