por Marcelo Rozenberg
Nascido em São Paulo em 29 de março de 1962, Cléber Machado é um dos maiores nomes de comunicação do Brasil. Desenvolveu-se como profissional em coberturas esportivas, trabalhando no Grupo Globo entre 1988 e 2023, mas indo além do esporte, pois também foi presença constante nas locuções dos desfiles de Carnaval.
Em 18 de novembro de 2024 foi apresentado pela Record TV como um dos integrantes da emissora no departamento de esportes.
HISTÓRICO MAIS RECENTE
No dia 22 de março de 2023 foi anunciada sua saída da Globo, quando a emissora não renovou o vínculo contratual.
Em 30 de março de 2023 foi anunciado pela Record TV para narrar as duas partidas da decisão do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Água Santa.
Em 1º de setembro de 2023 o SBT anunciou sua contratação, para integrar a equipe de narradores da emissora, que na ocasião era detentora dos direitos de transmissão da Sul-Americana e da Champions League.
RETROSPECTO
A carreira começou nas Rádios Bandeirantes e Tupi de São Paulo no final da década de 1970. Na sequência, Cléber passou pela Rádio Globo e TV Gazeta, de onde partiu para a Rede Globo.
Em 2008 Cléber atuava como um dos narradores esportivos da Globo, além de apresentar o programa de debates Arena Sportv.
Cléber Machado é casado pela segunda vez, tem dois enteados e um filho natural com sua atual esposa, também funcionária da Rede Globo de Televisão. Começou sua brilhante carreira como rádio-escuta da equipe 1040 da Rádio Tupi, nos anos 70. Apesar do sobrenome, ele não é filho do saudoso Ávila Machado, da Rádio Tupi, mas do também saudoso radialista Clodoaldo José, ex-diretor artístico da Rádio Bandeirantes.
E foi ainda auxiliar, repórter e coordenador de esportes da TV Gazeta, subordinado a Roberto Avallone, que o adorava. No mundo global, antes do estrelato, participava da produção do programa "Balancê?, de Osmar Santos, Juarez Soares e Fausto Silva, na Rádio Excelsior, hoje CBN. Aliás, ali, nasceu o fenômeno Faustão.
No dia 14 de janeiro de 2018, Cléber Machado concedeu uma deliciosa entrevista a Milton Neves, no "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes. Ouça no player abaixo:
O Portal UOL publicou uma matéria sobre o narrador Cleber Machado no 14 de novembro de 2013. Reproduzida abaixo:
Abaixo, confira a chamada do programa “Mesa Redonda” de 1987, com Roberto Avallone, Cléber Machado, Mário Marinho e Milton Neves:
Em 26 de março de 2023, poucos dias após a sua saída da Globo, Cléber Machado participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. No bate-papo com o apresentador Milton Neves, o narrador relembrou grandes momentos de sua carreira e comentou a sua demissão da emissora carioca. Confira abaixo:
Ídolo do Náutico, com passagem pelo Palmeiras, Bizu completa 65 anos
O ex-centroavante é muito querido pela torcida do Timbu. ReproduçãoF1: Após tríade de corridas na Europa, Canadá é o palco da etapa deste fim de semana; a programação
Achados & Perdidos: O fim do jejum palmeirense, há 32 anos, em goleada contra o Corinthians
Saudade: Há sete anos morria Zé Carlos, ídolo do Guarani e Cruzeiro
Em duelo da segunda folha da tabela do Brasileiro, Corinthians enfrenta o Grêmio em Porto Alegre; as formações
Achados & Perdidos: Há 11 anos o Brasil estreava na Copa com vitória sobre a Croácia
O dia em que Milton Neves encontrou o lendário lutador Georges St. Pierre no Fogo de Chão de Miami
Parabéns! Ídolo de diversas torcidas brasileiras, Marco Antônio Boiadeiro chega aos 60 anos!
F1: Pole no ano passado em Montreal, Russell é o mais rápido da sexta-feira
F1: Verstappen sofre concorrência das Williams mas lidera TL1 em Montreal
Olhos no retrovisor: Um outro Hamilton da F1 que disputou apenas cinco GPs mas venceu as 24 Horas de Le Mans