por Marcelo Rozenberg
Nascido em São Paulo em 29 de março de 1962, Cléber Machado é um dos maiores nomes de comunicação do Brasil. Desenvolveu-se como profissional em coberturas esportivas, trabalhando no Grupo Globo entre 1988 e 2023, mas indo além do esporte, pois também foi presença constante nas locuções dos desfiles de Carnaval.
Em 18 de novembro de 2024 foi apresentado pela Record TV como um dos integrantes da emissora no departamento de esportes.
HISTÓRICO MAIS RECENTE
No dia 22 de março de 2023 foi anunciada sua saída da Globo, quando a emissora não renovou o vínculo contratual.
Em 30 de março de 2023 foi anunciado pela Record TV para narrar as duas partidas da decisão do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Água Santa.
Em 1º de setembro de 2023 o SBT anunciou sua contratação, para integrar a equipe de narradores da emissora, que na ocasião era detentora dos direitos de transmissão da Sul-Americana e da Champions League.
RETROSPECTO
A carreira começou nas Rádios Bandeirantes e Tupi de São Paulo no final da década de 1970. Na sequência, Cléber passou pela Rádio Globo e TV Gazeta, de onde partiu para a Rede Globo.
Em 2008 Cléber atuava como um dos narradores esportivos da Globo, além de apresentar o programa de debates Arena Sportv.
Cléber Machado é casado pela segunda vez, tem dois enteados e um filho natural com sua atual esposa, também funcionária da Rede Globo de Televisão. Começou sua brilhante carreira como rádio-escuta da equipe 1040 da Rádio Tupi, nos anos 70. Apesar do sobrenome, ele não é filho do saudoso Ávila Machado, da Rádio Tupi, mas do também saudoso radialista Clodoaldo José, ex-diretor artístico da Rádio Bandeirantes.
E foi ainda auxiliar, repórter e coordenador de esportes da TV Gazeta, subordinado a Roberto Avallone, que o adorava. No mundo global, antes do estrelato, participava da produção do programa "Balancê?, de Osmar Santos, Juarez Soares e Fausto Silva, na Rádio Excelsior, hoje CBN. Aliás, ali, nasceu o fenômeno Faustão.
No dia 14 de janeiro de 2018, Cléber Machado concedeu uma deliciosa entrevista a Milton Neves, no "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes. Ouça no player abaixo:
O Portal UOL publicou uma matéria sobre o narrador Cleber Machado no 14 de novembro de 2013. Reproduzida abaixo:

Abaixo, confira a chamada do programa “Mesa Redonda” de 1987, com Roberto Avallone, Cléber Machado, Mário Marinho e Milton Neves:
Em 26 de março de 2023, poucos dias após a sua saída da Globo, Cléber Machado participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. No bate-papo com o apresentador Milton Neves, o narrador relembrou grandes momentos de sua carreira e comentou a sua demissão da emissora carioca. Confira abaixo:
As tornozeleiras amarelas do Sócrates
O sol brilhou no dia de sua despedida. Foto: Reprodução/PlacarÉ improvável, mas o Inter poderá ser rebaixado até mesmo com 46 pontos… Por Airton Gontow
Cristiano Ronaldo, Trump e a FIFA... de jatinho privado das Arábias. Por Ricardo Setyon
F1: Com Verstappen mais próximo de Norris, Catar recebe a penúltima etapa do Mundial
Olhos no retrovisor: Há 14 anos, em Interlagos, Barrichello disputava seu último GP na Fórmula 1
Parabéns, Aimé Jacquet! Treinador da França na conquista da Copa de 1998 completa 84 anos
Achados & Perdidos: Ajax vencia o Grêmio há 30 anos e conquistava a Copa Intercontinental
Achados & Perdidos: Milton Neves em evento da APAS de 2015 com o Divino Ademir da Guia
Saudade: Há seis anos morria Cilinho, técnico que marcou época no São Paulo
Saudade: Há quatro anos morria Frank Williams, fundador de uma das principais equipes da Fórmula 1
Achados & Perdidos: Os dois gols que Givanildo marcou jogando pelo Corinthians