por Marcelo Rozenberg
Nascido em São Paulo em 29 de março de 1962, Cléber Machado é um dos maiores nomes de comunicação do Brasil. Desenvolveu-se como profissional em coberturas esportivas, trabalhando no Grupo Globo entre 1988 e 2023, mas indo além do esporte, pois também foi presença constante nas locuções dos desfiles de Carnaval.
No dia 22 de março de 2023 foi anunciada sua saída da Globo, quando a emissora não renovou o vínculo contratual.
Em 30 de março de 2023 foi anunciado pela Record TV para narrar as duas partidas da decisão do Campeonato Paulista, entre Palmeiras e Água Santa.
Em 1º de setembro de 2023 o SBT anunciou sua contratação, para integrar a equipe de narradores da emissora, que na ocasião era detentora dos direitos de transmissão da Sul-Americana e da Champions League.
RETROSPECTO
A carreira começou nas Rádios Bandeirantes e Tupi de São Paulo no final da década de 1970. Na sequência, Cléber passou pela Rádio Globo e TV Gazeta, de onde partiu para a Rede Globo.
Em 2008 Cléber atuava como um dos narradores esportivos da Globo, além de apresentar o programa de debates Arena Sportv.
Cléber Machado é casado pela segunda vez, tem dois enteados e um filho natural com sua atual esposa, também funcionária da Rede Globo de Televisão. Começou sua brilhante carreira como rádio-escuta da equipe 1040 da Rádio Tupi, nos anos 70. Apesar do sobrenome, ele não é filho do saudoso Ávila Machado, da Rádio Tupi, mas do também saudoso radialista Clodoaldo José, ex-diretor artístico da Rádio Bandeirantes.
E foi ainda auxiliar, repórter e coordenador de esportes da TV Gazeta, subordinado a Roberto Avallone, que o adorava. No mundo global, antes do estrelato, participava da produção do programa "Balancê?, de Osmar Santos, Juarez Soares e Fausto Silva, na Rádio Excelsior, hoje CBN. Aliás, ali, nasceu o fenômeno Faustão.
No dia 14 de janeiro de 2018, Cléber Machado concedeu uma deliciosa entrevista a Milton Neves, no "Domingo Esportivo", da Rádio Bandeirantes. Ouça no player abaixo:
O Portal UOL publicou uma matéria sobre o narrador Cleber Machado no 14 de novembro de 2013. Reproduzida abaixo:
Abaixo, confira a chamada do programa “Mesa Redonda” de 1987, com Roberto Avallone, Cléber Machado, Mário Marinho e Milton Neves:
Em 26 de março de 2023, poucos dias após a sua saída da Globo, Cléber Machado participou do Domingo Esportivo Bandeirantes. No bate-papo com o apresentador Milton Neves, o narrador relembrou grandes momentos de sua carreira e comentou a sua demissão da emissora carioca. Confira abaixo:
Afinal, a Ponte Preta de 1977 tinha um time melhor que o do Corinthians?
Equipe de Campinas era forte, mas o Timão, no comparativo, leva a melhorAchados & Perdidos: Saiba como foi a maior goleada da história da Vila Belmiro, entre Santos e Ponte Preta
Coutinho foi o artilheiro da histórica partida. Foto: DivulgaçãoSaudade: José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 80 anos
Achados & Perdidos: Rara entrevista de Rivellino ao saudoso Gerdi Gomes, antes da Copa de 70
Uma foto, uma história! O saudoso Dr. Osmar de Oliveira sendo entrevistado por Monica Iozzi
Saudade: Há quatro anos morria o jornalista esportivo Dalmo Pessoa
F1: 'A Ferrari está em crescimento, e o Mundial de 2025 é possível', atesta Leclerc
A boa vitória gremista e o razoável empate colorado que restabelecem o equilíbrio das probabilidades no Gre-Nal
Saudade: Marcelo Veiga, ex-lateral e treinador, completaria 60 anos
Uma foto, uma história! Milton Neves emocionado com o Estádio da Luz, em Portugal
Depois de assegurar o título antecipado na FRECA, Rafa Câmara parte para a F3 em 2025
Parabéns, Dida! Veja o aniversariante defendendo dois pênaltis de Raí