Silvio Luiz

Jornalista esportivo e ex-árbitro de futebol
Silvio Luiz, o Silvio Luiz Peres Machado de Souza, paulistano nascido em 14 de julho de 1934, um dos narradores mais lendários da história da TV esportiva, morreu no dia 16 de maio de 2024, aos 89 anos, em São Paulo-SP. 
 
PROBLEMA DE SAÚDE
 
Em 7 de abril de 2024, durante a transmissão da decisão do Paulista entre Palmeiras e Santos, ele teve uma indisposição e foi internado no Hospital Oswaldo Cruz, na capital paulista. Ele recebeu alta hospitalar em 2 de maio de 2024, mas voltou a ser internado seis dias depois, em estado grave, encaminhado para a UTI do mesmo hospital, onde foi submetido a intubação e coma induzido. Por conta de seu estado fragilizado de saúde, os médicos optaram por não submetê-lo a hemodiálise. Silvio morreu no dia 16 do mesmo mês. 
 
Era um dos mais experientes jornalistas esportivos do Brasil e, para surpresa de muitos, o grande narrador foi árbitro também. Sobre sua vida, recebemos do torcedor Armando Andrade o seguinte e-mail:

"Milton Neves, quando você vai colocar o Silvio Luiz no  ´Que Fim Levou?´, conforme o prometido".

Seguem algumas referências sobre Silvio Luiz.

Filho da garota propaganda Elizabeth Darci, da extinta Rede Tupi, Silvio Luiz desde criança respirou o mundo do rádio e da televisão. Como repórter de campo fez parte da famosa equipe esportiva da TV Record, que tinha Raul Tabajara como narrador e Paulo Planet Buarque como comentarista.

Era tido como um repórter super eficiente. Procurava registrar tudo o que acontecia dentro de um campo de futebol, o que chegou a lhe causar problemas, como numa das vezes em que jogava Corinthians e São Paulo e Luizinho, então apelidado de Pequeno Polegar teve um entrevero com Gino Orlando do São Paulo: Silvio correu pra dentro do campo tentando ouvir os briguentos e acabou transmitindo involuntariamente o primeiro sonoro palavrão de um jogador de futebol pela TV, numa época que isso dava até suspensão de transmissão.
 
Em 27 de setembro de 2016 recebeu uma homenagem no Prêmio Comunique-se. Silvio, que concorreu em 13 oportunidades, ganhou uma placa por sua longa carreira na narração esportiva.
 
Abaixo, matéria da Rede TV! sobre a homenagem que Silvio Luiz recebeu em 27 de setembro de 2016, no Prêmio Comunique-se


Veja um vídeo, gravado para estudantes do Curso de Jornalismo da USP (Universidade de São Paulo), em que Milton Neves explica o episódio "chute na bunda do Silvio Luiz".

 

Fez curso de árbitro na Federação Paulista de Futebol, tendo apitado alguns jogos, mas nada de importante, pois seu negócio sempre foi trabalhar no rádio esportivo.

Para protestar contra os desmandos do futebol paulista, certa vez foi candidato de protesto à Presidente da Federação Paulista de Futebol e no dia da eleição chegou a sede da entidade, ainda na Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, de Carruagem puxada a garbosos cavalos.
Trabalhou na Rádio Jovem Pan, Rádio Bandeirantes, TV Record e TV Bandeirantes. Continua no grupo Bandeirantes, no canal fechado Band Sports.

É casado com Márcia uma das mais importantes cantoras brasileira, que em sua carreira dentre tantas outras, transformou em sucesso sem precedentes a musica de Paulo Vanzolini, Ronda. Tem filhos e netos.

Silvio Luiz é o mais antigo jornalista do rádio esportivo brasileiro em atividade.
Em setembro de 2009, Silvio Luiz foi convidado para trabalhar na Rede TV.

No dia 29 de abril de 2013,  iniciou o projeto de um programa esportivo na Rede TV, ao lado de Luiz Ceará e Juarez Soares: o Bola Dividida.

No vídeo abaixo, confira a primeira parte do piloto do "SuperTécnico", gravado em 1999 com Milton Neves, Silvio Luiz, Rafael Neves, Nivaldo Prieto e Mauro Beting: 

ver mais notícias

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES