por Tufano Silva
Janeth dos Santos Arcain, a jogadora brasileira que mais possui títulos na história do basquetebol nacional, vive na cidade de São Paulo. Foi contratada em 2009 para comandar a Seleção Brasileira feminina sub-15, e também para ser assistente da equipe principal.
Nascida no dia 11 de abril de 1969, na cidade de Carapicuíba (SP), Janeth iniciou sua carreira com 14 anos, quando sua professora de educação física a levou para a cidade de Catanduva, para jogar pelo Higienópolis. No ano de sua estreia no basquete, conquistou com o Higienópolis (SP) o Campeonato Paulista Mirim e foi considerada a melhor jogadora da categoria.
Após passagens por BCN (SP), Jundiaí (SP), Constecca Sedox (SP) Sorocaba (SP), Santo André (SP), Vasco da Gama (RJ), São Paulo (SP), Ourinhos (SP), a ex-ala foi contratada pelo Houston Comets (EUA), time que disputa a WNBA, a versão feminina da NBA.
A primeira jogadora brasileira a participar da Liga Americana de basquete ficou nos Estados Unidos por oito anos, vencendo o Nacional por quatro vezes.
Em 2001, a ex-ala foi chamada para participar do Jogo das Estrela, sendo a terceira mais votada pelo público.
Na Seleção Brasileira, onde foi capitã de 1998 a 2007, Janeth conquistou o ouro no Pan-americano de 1991 e no Mundial de 1994, prata no Pan-americano de 1987, 2007 e nas Olimpíadas de 1996, e o Bronze nos Jogos Olímpicos de 2000. Após o Pan-americano de 2007, realizado no Rio de Janeiro, Janeth encerrou sua carreira de jogadora.
Desde 2002, a ex-jogadora dirige o Instituto Janeth Arcain, que auxilia no desenvolvimento físico e mental de crianças de 7 a 15 anos.
No dia 20 de julho de 2014, Janeth foi eleita para o Hall da Fama feminino do basquete estadunidense.
Time de Ibrahimovic é derrotado e fica fora do mata-mata da MLS
Boa fase do sueco não foi suficiente para o time. Foto: Kirby Lee-USA TODAY Sports/Via UOLO dia em que Milton Neves palestrou para varejistas de todo o Brasil
Fluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Parabéns, Riquelme! Veja alguns gols ídolo do Boca Juniors, que completa 47 anos
Jogando pela liderança do Grupo D, Flamengo enfrenta o eliminado Los Angeles FC
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Saudade: Juan Manuel Fangio, que nascia há 114 anos, na conquista de seu primeiro título na F1
Fogão Made In Brasil! Por Ricardo Setyon
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians