por Marcos Júnior Micheletti / colaborou: Mário Marinho
Ivan Aparecido Machado, ou simplesmente Ivan, atacante que jogou por Guarani, Rio Preto, União Barbarense, Paulista de Jundiaí e Capivariano, entre outros, hoje está aposentado como professor de Educação Física e diretor escolar.
Ele reside em São Paulo, é casado com Eliana e tem dois filhos e cinco netos.
Natural do município paulista de Olímpia, distante 448 quilômetros da capital, próximo a São José do Rio Preto, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1949, Ivan começou no futebol ainda garoto, no pequeno Penarol (de sua cidade) entre 1963 e 1964.
Já adolescente, então com 16 anos, fez toda a trajetória pela base do Guarani de Campinas, no infantil, juvenil e aspirante, até chegar ao profissional, envergando a camisa 10 do time esmeraldino campineiro.
Foi emprestado ao Rio Preto em 1968, integrando o ótimo elenco da equipe do interior paulista, mas depois de alguns meses passou a jogar pelo Trespontano, clube da cidade mineira de Três Pontas.
De volta ao estado de São Paulo, Ivan jogou por Rio Claro, Sertãozinho, Paulista de Jundiaí, Velo Clube Rioclarense, Ajax (Osasco), Capivariano, Laranjalense, Saltense e encerrou sua carreira pelo Capivariano, em 1981.
TREINADORES
Em sua longa trajetória futebolística, Ivan passou pelas mãos de diversos treinadores renomados, entre eles Carlos Alberto Silva, Zé Duarte, Alfredinho e Wilson Francisco Alves, o Capão.
COMPANHEIROS DE TIME
No Osasco, Ivan formou dupla com Jair da Costa, campeão pela Seleção Brasileira na Copa de 1962, no Chile e também de Clayton, centroavante que defendeu o Santos na época de Pelé.
CANTOR FAMOSO
Nos tempos em que jogou em Três Pontas (MG) fez amizade com o então jovem cantor Milton Nascimento (carioca de nascimento mas que mudou-se para Três Pontas ainda criança).
PÓS-FUTEBOL
Formou-se em Educação Física em São Carlos (SP), lecionando na área e também sendo diretor de escola, até aposentar-se. Também foi professor de tênis.
Parabéns, Claudecir! Ex-volante do São Caetano e do Palmeiras completa 50 anos
Ele também atuou no futebol japonês. Foto: Marcos Júnior Micheletti/Portal Terceiro TempoSaudade: Há quatro anos morria Celestino Valenzuela, ícone da locução esportiva do Rio Grande do Sul
Seu bordão `Que Lance!´ ficou muito conhecido. Foto: coletiva.netEm vídeo, 'Antes & Depois' de zagueiros que honraram a camisa do Flamengo
Parabéns, Cabrini! Uma seleção de jogadas e gols do ótimo zagueiro italiano que faz 68 anos
Achados & Perdidos: Uma goleada do Santos de Pelé contra a Polônia em 1960
Achados & Perdidos: Festa corintiana adiada no dia em que o Morumbi registrou seu maior público
Saudade: Há cinco anos morria o guaxupeano Tati, que jogou no Palmeiras e Inter
Saudade: Há um ano morria Nicolau Anechine, ex-volante do Noroeste e do futebol do Sul de Minas
10º Encontro Nacional de Jornalistas do Sicredi reforça a relevância do cooperativismo
Parabéns, Galatasaray! Veja como foram as passagens de alguns brasileiros pelo clube turco
Estêvão celebra rápida adaptação ao Chelsea e mira espaço na seleção
Saudade: Ídolo de Endrick, Bobby Charlton faria 88 anos