por Marcos Júnior Micheletti / colaborou: Mário Marinho
Ivan Aparecido Machado, ou simplesmente Ivan, atacante que jogou por Guarani, Rio Preto, União Barbarense, Paulista de Jundiaí e Capivariano, entre outros, hoje está aposentado como professor de Educação Física e diretor escolar.
Ele reside em São Paulo, é casado com Eliana e tem dois filhos e cinco netos.
Natural do município paulista de Olímpia, distante 448 quilômetros da capital, próximo a São José do Rio Preto, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1949, Ivan começou no futebol ainda garoto, no pequeno Penarol (de sua cidade) entre 1963 e 1964.
Já adolescente, então com 16 anos, fez toda a trajetória pela base do Guarani de Campinas, no infantil, juvenil e aspirante, até chegar ao profissional, envergando a camisa 10 do time esmeraldino campineiro.
Foi emprestado ao Rio Preto em 1968, integrando o ótimo elenco da equipe do interior paulista, mas depois de alguns meses passou a jogar pelo Trespontano, clube da cidade mineira de Três Pontas.
De volta ao estado de São Paulo, Ivan jogou por Rio Claro, Sertãozinho, Paulista de Jundiaí, Velo Clube Rioclarense, Ajax (Osasco), Capivariano, Laranjalense, Saltense e encerrou sua carreira pelo Capivariano, em 1981.
TREINADORES
Em sua longa trajetória futebolística, Ivan passou pelas mãos de diversos treinadores renomados, entre eles Carlos Alberto Silva, Zé Duarte, Alfredinho e Wilson Francisco Alves, o Capão.
COMPANHEIROS DE TIME
No Osasco, Ivan formou dupla com Jair da Costa, campeão pela Seleção Brasileira na Copa de 1962, no Chile e também de Clayton, centroavante que defendeu o Santos na época de Pelé.
CANTOR FAMOSO
Nos tempos em que jogou em Três Pontas (MG) fez amizade com o então jovem cantor Milton Nascimento (carioca de nascimento mas que mudou-se para Três Pontas ainda criança).
PÓS-FUTEBOL
Formou-se em Educação Física em São Carlos (SP), lecionando na área e também sendo diretor de escola, até aposentar-se. Também foi professor de tênis.
Saudade: Marcelo Rezende completaria 74 anos hoje
Orgulho muzambinhense: Breno Henrique é destaque na Football Cup Barcelona
Achados & Perdidos: O memorável dia em que o Fogão de Garrincha parou o Sul de Minas
Achados & Perdidos: O dia em que Milton Neves visitou a cidade gaúcha de Erechim
F1: 'Eu deveria ter tentado aproveitar melhor aquela primeira tentativa', lamenta Bortoleto
Dia do Radialista no Brasil: Saiba quem foram Benedito Dino e João Dureza, que deram os primeiros microfones a Milton Neves!
F1: Norris confirma favoritismo e parte em primeiro na Sprint de Interlagos. Bortoleto não passa do Q2
F1: Norris comanda 1-2 da McLaren no único treino livre em Interlagos; Bortoleto é o 5º
Rinaldo... além daquele passe que não deu para Pelé. Leandro Paulo Bernardo
F1: Norris é o pole do GP de SP. Verstappen para no Q1 e Bortoleto não sai dos boxes