por Túlio Nassif
Hugo Henrique Assis do Nascimento é um meio-campo habilidoso e que ficou marcado por um lindo lance que executou com maestria sobre o rival Corinthians, quando na oportunidade defendia o Juventude. Nasceu em 27 de outubro de 1980, no Rio de Janeiro. No dia 10 de fevereiro de 2017, encerrou sua carreira como atleta profissional, cerca de 20 dias após ter sido apresentado pelo Juventude como reforço para a disputa do Gauchão.
Começou sua carreira nas divisões de base do Campo Grande e posteriormente do Fluminense em 1998, mas foi no Vitória que se tornou profissional em 1999.
Passou por grandes clubes entre os anos de 1999 a 2004 sem obter muito sucesso, dentre eles, Atlético-PR, São Paulo, Monterrey-MEX, Friburguense, Flamengo, Juventude, Tokyo Verdy-JAP e Belenenses-POR até que em 2005, acertou sua ida para o Corinthians. Lá, fez uma bela campanha no nacional e se consagrou Campeão Brasileiro daquele ano.
Em 2006, Hugo chamou a atenção do Grêmio e acabou sendo contratado. E foi um ótimo negócio para o Tricolor Gaúcho, uma vez que o meia foi reconhecido pela imprensa esportiva como um dos responsáveis pela grande campanha do Grêmio no Gaúchão com o título e no Brasileirão com o terceiro lugar.
No ano seguinte foi para o São Paulo, onde ganhou o título brasileiro de 2007 e 2008. Retornou ao Grêmio em 2010 e mais uma vez conquistou o Campeonato Gaúcho. Em 23 de agosto de 2010, Hugo acertou sua ida para o Al-Wahda, dos Emirados Árabes e logo levantou a taça do Campeonato Emiradense da temporada 2009-10.
Regressou para o Brasil após dois anos e desembarcou em Recife, para defender o Sport. Quando se desligou do da equipe pernambucana, Hugo recebeu uma proposta do Goiás, que acabou o seduzindo e fechando um contrato válido até maio de 2014. Não se saiu tão bem quanto o esperado e rescindiu com o time. Permaneceu por alguns meses sem clube até receber uma proposta para jogar pelo Vitória em 2014. Já em 2015 e sem nenhum vínculo, Hugo acertou com o Thespakusatsu Gunma, do Japão. Não ficou por muito tempo por lá e no dia 26 de janeiro de 2016, foi submetido a exames médicos no Juventude, tendo acertado com o time gaúcho. Apos jogar um bom estatual, Hugo acertou com o Náutico até o fim da serie B de 2016. Alegando problemas pessoais, ele rescindiu o contrato com o Timbu.
Parabéns, Paulo Isidoro! Ídolo do Galo, ex-meia-atacante completa 72 anos
Achados & Perdidos: Jogando pela Lusa em 1972, Rivellino marcou um golaço de pé direito!
Animado pela vitória no Dérbi, Corinthians recebe o Fortaleza; as formações
Uma foto, uma história! Craques do Brasil esperando o trem em Poços de Caldas
Olhos no retrovisor: Um saudoso piloto da Ferrari dançando tango e disputando corrida de autorama
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Hungria. Bortoleto, consistente, termina em 6º
Achados & Perdidos: Uma divertida participação do aniversariante Marcos no Terceiro Tempo
'São Marcos', 52 anos! Relembre grandes defesas do aniversariante
6 Horas de São Paulo inicia venda promocional com desconto para quatro setores
F1: Separados por apenas nove pontos, Piastri e Norris seguem protagonizando o Mundial. Bortoleto sobe