Hélio Vieira

Ex-zagueiro do Palmeiras e Botafogo de Ribeirão Preto
por Milton Neves
 
Hélio Vieira Pinto, o Hélio Vieira, excelente zagueiro de área nos anos 50 e 60 do Palmeiras, do Botafogo e do Comercial de Ribeirão Preto-SP, está aposentado e vive em São Paulo, capital, no bairro de Santana, zona norte da cidade, ao lado de sua unida família.
 
Nascido em 25 de outubro de 1937, tem 3 filhos, 7 netos e 2 bisnetos.

Um de seus netos é Luiz Fernando Vieira, que, aos 20 anos, em 2009, jogava pelo ECUS de Suzano-SP como lateral-direito. O rapaz, nasceu em 12 de janeiro de 1989.

"Se puxar ao avô será um grande jogador", garante Rita Vieira Pinto, uma das filhas do ex-zagueiro.

Iniciou sua carreira no Palmeiras, passando depois por São Bento de Sorocaba, Batatais, Comercial de Ribeirão Preto, Ponte Preta, Botafogo de Ribeirão Preto e encerrou sua bela passagem futebolística com a camisa do Corinthians de Presidente Prudente-SP.

Hélio Vieira viveu seus melhores momentos defendendo o Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto-SP. Ali, nos anos de 1963 e 1964, formou com Machado, Ditinho, Veríssimo, Carlucci, Maciel, Berguinho, Adalberto, Zuíno, Alex, Antoninho e Gaze, um "Pantera" inesquecível.

Tanto, que esse time venceu o Santos Futebol Clube de Pelé, sem Pelé, no 1º turno do Paulistão de 1964 por 2 a 0, gols de Alex e Gaze.

Só que, no segundo turno, o Botafogo, na Vila Belmiro, em um sábado, tomou de 11 a 0, com 8 gols de Pelé.

Hélio Vieira defendeu o "Pantera" de Ribeirão Preto ao lado de Silva Batuta, o Walter Machado da Silva, que seria grande sucesso como atacante do Corinthians, Vasco, Flamengo, Botafogo, Santos e de outros sete times, do Brasil e do exterior.

Silva começou nos juvenis do São Paulo e foi para o Botafogo como contra-peso de uma transação havida entre os dois tricolores, do Morumbi e de Ribeirão.

Silva jogou até no Batatais, emprestado.
ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

ÚLTIMOS CRAQUES