por Gustavo Santos
O interesse de Gustavo Santos pelo esporte vem desde a infância. Ele é paulista, nascido no Hospital Matarazzo, no coração de São Paulo, em 27 de agosto de 1968. Sempre acompanhou os grandes eventos esportivos, a maioria deles pela televisão. No caso do futebol, desde criança, ia aos estádios acompanhar seu time do coração, mas sempre que possível assistia o vôlei, basquete e o tênis bem de perto.
Um dos eventos esportivos mais marcantes e decisivos para que sua paixão pelo esporte aflorasse foram os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980. Ainda que sem a participação dos Estados Unidos e de outros países aliados, Moscou 80 foi um desfile de atletas de alto gabarito, onde grandes recordes foram quebrados, já apontando para um futuro de competições cada vez mais acirradas. Ali o vôlei do Brasil dava seus primeiros grandes passos, e não fossem alguns fatos estranhos, João do Pulo teria sido medalha de Ouro. Ficou conhecida como as Olimpíadas do ursinho Misha.
Após a conclusão do ensino médio seguiu para a Universidade, onde cursou Farmácia e Bioquímica, tornando-se profissional respeitado neste meio, atuando em hospitais de grande porte de São Paulo, e logo em seguida iniciando a carreira de Professor Universitário, atividade que desempenha até os dias atuais.
Seus atuais trabalhos estão voltados para a pesquisa envolvendo a Doença de Alzheimer. Gustavo é Mestre em Farmácia, em breve obterá o título de Doutor em Biotecnologia. Nos últimos anos apresentou trabalhos em Congressos realizados no Brasil e nos Estados Unidos, local onde esteve recentemente, na maior Conferência sobre Alzheimer do mundo, evento que reúne grandes pesquisadores.
Mas foi em 2012 que uma grande guinada ocorreu em sua vida profissional, pois surgiu a grande oportunidade de fazer um curso de Jornalismo esportivo. Seu grande incentivador e coordenador do curso foi o jornalista Alexandre Praetzel. Um ano depois, em 2013, faria novo curso de jornalismo esportivo e logo em seguida foi convidado a escrever uma coluna semanal sobre tênis no mais importante portal de esportes do Brasil, o Terceiro Tempo, do jornalista Milton Neves, onde atualmente é colaborador. Acabou se especializando em Tênis, assunto que acabou por projetá-lo no meio esportivo para comentários e textos em outros veículos.
No começo de 2014 foi convidado pelo locutor Paulo Moura a integrar a equipe de esportes da Rádio Nova Itu FM para acompanhar o Ituano no campeonato paulista. A campanha do time de Itú foi histórica, pois obteve o título de campeão paulista daquele ano. Atualmente Gustavo é comentarista da Rádio Nova Itu FM.
Ainda em 2014, Gustavo teve algumas participações em programas de várias emissoras, destacando-se sua atuação na Rádio Globo São Paulo, no programa especial que aconteceu na véspera da partida entre Alemanha e Argentina, final da Copa do Mundo no Brasil, convite feito pelo amigo Márcio Ramos.
Gustavo Santos tem livros publicados na área farmacêutica e em breve pretende lançar uma obra voltada somente para os esportes.
Live: Flamengo de Jesus pode acirrar as disputas da temporada?
João Antonio e Frank Fortes na Live do Terceiro Tempo. Foto: ReproduçãoFluminense define sua permanência na Copa do Mundo de Clubes contra o Mamelodi; os times
Parabéns, Carlos Alberto Pintinho! Ex-meia que brilhou no Flu completa 70 anos
Achados & Perdidos: A primeira Copa do Mundo conquistada pela Argentina, há 47 anos
Olhos no retrovisor: Um dia histórico para a Renault e Fernando Alonso na F1
Achados & Perdidos: Francisco Rebolo, o artista que desenhou o atual distintivo do Corinthians
Juventus e City, já classificados, jogam pela liderança do Grupo G; as escalações
F1: GP da Áustria reabre a temporada europeia com Piastri mais folgado na liderança do Mundial
Parabéns, Paolo Maldini, 57 anos! Veja lances de um dos mais brilhantes defensores de todos os tempos
O dia em que Milton Neves apresentou o prêmio "Melhores do Paulistão", do Diário Popular
Europeus x sul-americanos. 'Y otras cositas mas...'. Por Ricardo Setyon