Guillermo Velásquez Ramírez, árbitro colombiano que ganhou no futebol o apelido de “El Chato”, morreu no dia 26 de junho de 2017, aos 83 anos.
Velásquez, que nasceu em Bogotá-COL no dia 4 de janeiro de 1934, apitou profissionalmente durante 25 anos, de 1957 a 1982. Neste período, comandou mais de 1.000 partidas e esteve presente em quatro Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo de 1970.
No entanto, Guillermo Velásquez se tornou mesmo conhecido por um curioso episódio envolvendo Pelé. Em 17 de julho de 1968, “El Chato” foi escalado para apitar a partida amistosa entre Santos e a seleção colombiana, que à época se preparava para a disputa dos Jogos Olímpicos do México.
Como não poderia deixar de ser, as arquibancadas do estádio El Campín, em Bogotá, estavam completamente lotadas para ver Pelé e todo time do Peixe. No entanto, aos 42 minutos do primeiro tempo, Guillermo Velásquez expulsou o Rei do Futebol após uma entrada por trás em Luis Eduardo Soto.
O público, que queria que Pelé seguisse jogando, se revoltou e começou a protestar. Percebendo que a situação estava fugindo de controle, a Federação Colombiana de Futebol decidiu então substituir Velásquez e permitir que o Rei voltasse ao campo no segundo tempo.
O jornalista Mauro Beting, hoje no Esporte Interativo, garante que a coisa foi ainda mais impressionante! De acordo com Beting, após a expulsão, policiais invadiram o vestiário do Santos implorando para que Pelé voltasse para o campo. O Rei, que já estava sem camisa e descalço, retornou ao gramado do jeito que deu: com uma chuteira no pé e outra na mão.
Na sequência, Pepe cruzou para área e Pelé, com o pé que estava calçado, mandou para o fundo das redes. O árbitro substituto, temendo maiores problemas, validou o gol do Rei.
O jogo terminou com a vitória santista por 4 a 2, com gols de Toninho Guerreiro (2), Pelé e Pepe; Arango e Gonzalez descontaram para os colombianos.
Abaixo, Milton Neves comenta o episódio envlvendo Guillermo Velásquez e Pelé. Confira:
TV Terceiro Tempo: Pelé, o único que parou uma guerra e expulsou um árbitro
Confira o vídeo completo!Morre juiz que foi substituído por expulsar Pelé
Guillermo Velásquez, ao centro, em evento da FifaSaudade: Ídolo do Náutico, Nado nos deixava há 12 anos
Achados & Perdidos: Os quatro gols de Luque na Copa do Mundo de 1978
Contra o Inter, Corinthians busca segunda vitória sob o comando de Dorival Júnior; as equipes
F1: Norris leva a melhor com bandeira amarela no final e vence a Sprint em Miami
F1: Vertappen dá show e garante a pole para o GP de Miami. Bortoleto avança ao Q2 e parte em 13º
Saudade: Há dois anos morria Salomão, ex-volante do Náutico e Santos
F1: Piastri dribla Verstappen, ganha GP de Miami e segue na liderança do Mundial
Sem vencer há quatro rodadas, Vasco recebe o vice-líder Palmeiras; as escalações
Em duelo do Z-4, Grêmio recebe o Santos em Porto Alegre; as formações
F1: Após chegar à quarta vitória na temporada, Piastri amplia vantagem no Mundial; a classificação completa