por Túlio Nassif
Guanair da Silva Conceição, o "Garotinho", goleiro que fez muito sucesso no futebol do Amazonas nos anos 90, nasceu em 8 de outubro de 1966, no Rio de Janeiro. Internado desde o dia 16 de setembro de 2016, no Hospital Francisca Mendes, em Manaus, estava se preparando para uma cirurgia cardíaca, mas não chegou a ser submetido ao procedimento e morreu no dia 22 de setembro de 2016, por choque cardiogênico. Ele deixa a esposa e o filho Guanair Júnior e mais três filhas do primeiro casamento.
Revelado pelo Bangu-RJ, Guanair passou por vários times suburbanos do Rio de Janeiro. Chegou a defender as cores do Ferroviário-CE, mas foi no futebol manauara que se consagrou.
Destacou-se no Sul América Esporte Clube-AM, time que teve um razoável destaque nos anos em que teve Guanair como seu goleiro, tendo inclusive conquistado o título estadual de 1992 em feito inédito.
Após isso, jogou no Atlético Rio Negro Clube-AM. Depois foi para o Nacional Futebol Clube-AM, onde foi bicampeão do estadual em 1995 e 1996. Também acumulou passagens pelo São Raimundo-AM e pelo Fast Clube-AM.
Quando encerrou sua carreira, Guanair não abandonou o futebol. Passou a ser treinador de goleiro e vinha trabalhando no Fast Clube-AM, até então atual líder do Campeonato Amazonense e que tinha na época como goleiro Guanair Junior, filho do ex-goleiro.
Saudade: Há quatro anos morria Joãozinho, que brilhou por Vasco e América
Saudade! 'Curinga' do Santos, Lima completaria 84 anos
Campeão em potencial, Gilles Villeneuve completaria 76 anos neste domingo
Muito além dos resultados: os bastidores explosivos do Real Madrid. Por Ricardo Setyon
Uma foto, uma história! Craques da bola e do microfone na TV Cultura de São Paulo
Saudade: 43 anos sem Garrincha: Ouça a histórica entrevista dele a Milton Neves
Parabéns, Jenson Button! Relembre a maior conquista do aniversariante que completa 46 anos
Após revés feio em Bragança, Corinthians recebe o São Paulo; as equipes
Há um ano morria Léo Batista, marcante voz do microfone brasileiro
Copa Africana de Nações será o tema central da live de Marcos Falopa com Ismael Kurtz