Gilberto Andrade, o Gilberto Garcia de Andrade, excelente ponta-esquerda do Internacional de Porto Alegre (RS) nos anos 60, morreu no dia 9 de outubro de 2000, na capital do Rio Grande do Sul, onde estava aposentado.
Craque, exuberante com a bola nos pés, dono de dribles rápidos e desconcertantes e de uma potente arrancada, seu jogo não ficava devendo nada ao inesquecível e saudoso Canhoteiro do São Paulo, o "Garrincha da ponta-esquerda?.
Nascido em Porto Alegre, no dia 9 de novembro de 1937, Gilberto Andrade começou a carreira no Aimoré de São Leopoldo (RS), em meados dos anos 1950, ao lá atuou ao lado de grandes jogadores como o goleiro Suly (ex-São Paulo), o meia Mengálvio (ex-Santos) e o atacante Abílio (ex-Palmeiras).
Em 1961, chegou ao Inter, mas já no ano seguinte foi emprestado para a Portuguesa de Desportos. Voltou ao Internacional em 1965, mas novamente não ficou muito tempo e foi negociado com o Flamengo de Caxias do Sul (RS).
Gilberto passou ainda por Grêmio e Guarany de Bagé (RS), pelo Perdigão de Videira (SC) e pelo São José da capital gaúcha, onde encerrou a carreira em 1970.
Por Gustavo Grohmann / colaborou Marco Antonio Damian
Neste 'Dia das Crianças' veja o 'Antes & Depois' de diversos pilotos
Seleção de imagens de uma garotada que começou a acelerar muito cedoSaudade: Com passagem marcante pela dupla Fla-Flu, Doval nos deixava há 34 anos
Pelo Rubro-Negro, argentino jogou ao lado de Zico. Foto: ReproduçãoF1: Russell vence o monótono GP de Singapura; Verstappen é o segundo e McLaren assegura o título de Construtores
Parabéns, Careca! Relembre de grandes momentos dele ao lado de Maradona no Napoli
Achados & Perdidos: a impressionante sequência de defesas de Rodolfo Rodríguez
Achados & Perdidos: Rara entrevista de Rivellino ao saudoso Gerdi Gomes, antes da Copa de 70
Olhos no retrovisor: José Carlos Pace, um dos melhores pilotos de sua geração, completaria 81 anos
O dia que vi Pelé nas canelas de Henágio. Por Leandro Paulo Bernardo
Uma foto, uma história! Jogadores da Seleção Brasileira junto ao Arco do Triunfo
A psicóloga Marcela Tomé é a convidada de Marcos Falopa na live desta terça-feira
Parabéns, Dida, 52 anos! Veja o ex-goleiro defendendo dois pênaltis de Raí
O dia em que Milton Neves recebeu o Título de Cidadão Sorocabano