por Túlio Nassif
Gil, o José Gildeixon Clemente de Paiva, foi um volante daqueles que são essenciais para qualquer esquema tático. Nasceu no dia 3 de setembro de 2016, em Nova Cruz, mas foi registrado em Santo Antônio, no interior do Rio Grande do Norte e morreu aos 29 anos, no dia 29 de novembro de 2016, no maior acidente aéreo envolvendo uma delegação esportiva, quando o avião da Chapecoense caiu na cidade de La Unión, próximo a Medellín, na Colômbia. Um dos seus irmãos, é o ex-jogador Geraldo Madureira, que defendeu o ABC de Natal. Ele deixou a esposa e duas filhas, Gabriela e Lívia.
Iniciou sua carreira em 2005 no URT, de Minas Gerais e transferiu no mesmo ano para o pernambucano Santa Cruz.
Já em 2006, foi negociado com o Mogi Mirim, onde foi campeão paulista Sub-20. As boas atuações o levaram para o Guaratinguetá, em 2008. Após isso, passou por Vitória-BA, em 2009; Santo André, em 2010; Ponte Preta, em 2011 e Coritiba, em abril de 2011.
Sua estreia no Coxa foi marcada pelo grau de responsabilidade, uma vez que substituiu o ídolo Tcheco, na vitória de 3 a 1 em casa sobre o Ceará, pelo Brasileirão. Embora tenha se saído bem, a conquista da titularidade foi muito difícil. Porém, com a chegada de Marquinhos Santos no segundo semestre de 2012, Gil se tornou titular absoluto da equipe e um dos responsáveis pela arrancada da equipe no segundo turno do campeonato nacional. Além disso, levantou os títulos do Campeonato Paranaense de 2012 e 2013 pelo alviverde.
Acabou ficando sem espaço no Coritiba e foi emprestado em 2015 para a Chapecoense, que o contratou em definitivo no ano seguinte.
Pela Chape, conquistou o Campeonato Catarinense em campo e a Copa Sul-Americana post-mortem, ambos em 2016. Realizou 39 partidas e marcou dois gols. Números que foram interrompidos quando ele foi declarado como uma das 71 vítimas fatais no acidente do avião que transportava o time catarinense para o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana. Um dos últimos vídeos gravados por integrantes da delegação da chapecoense foi feito pelo defensor.
Gil celebra vitória do Corinthians e reconhece impedimento em gol anulado
Durante o jogo, Gil ainda ficou perto de fazer o seu gol neste retorno ao paísGil ganha vaga de Henrique em 1º treino após volta ao Corinthians
Gil formou dupla de zaga com Manoel no treino de hoje, no CT Joaquim GravaDia do Goleiro: Veja as quatro vezes em que Pelé defendeu a meta do Santos
Morre Jair da Costa, campeão com a seleção em 62 e ídolo da Inter de Milão
Saudade: Há dez anos morria Tchê, o preparador de motores de kart de Ayrton Senna
Parabéns, Rondinelli, 70 anos! Ele fez histórico gol pelo Flamengo em 1978
De olho na liderança do Brasileiro, Flamengo recebe o Corinthians; os times
Saudade: Há dois anos morria Zé Carlos Lebeba, ex-meio-campista do Vasco e Náutico
Achados & Perdidos: Há 105 anos o Palestra Itália comprava o Parque Antárctica
Olhos no retrovisor: Lella Lombardi entrava para a história da Fórmula 1 há 50 anos, pontuando
Embalado, São Paulo tem o Ceará pela frente no Brasileiro; as equipes
Saudade: Há 56 anos a tragédia que vitimou Lidu e Eduardo e originou o apelido 'porco' do Palmeiras