Gheorghe Hagi

Ex-meia romeno

Gheorghe Hagi nasceu em Sãcele, na Romênia, em 5 de fevereiro de 1965. Iniciou a carreira nas categorias de base do Farul. Aos 15 anos, trocou o time de Constanta pelo Luceaf?rul Bucareste, tida como uma escola de talentos para pessoas consideradas acima da média. A falta de condições para a prática esportiva, no entanto, o fizeram voltar ao Farul Constanta.

Um ano depois, em 1982, foi contratado para jogar na equipe principal do Sportul Studentesc. A habilidade apurada que lhe renderia, nas temporadas subseqüentes, o apelido de "Maradona dos Cárpatos?, entretanto, não foi suficiente para evitar que o romeno tivesse que se submeter a um contrato de risco em virtude de problemas pulmonares e cardíacos.

Durante a temporada 1986/87, Gheorghe Hagi passou a jogar pelo Steaua, equipe em que conquistou o vice-campeonato mundial interclubes. Reconhecido pelo ocidente europeu, o jogador despertou o interesse da Juventus da Itália. A negociação são saiu em virtude da Guerra Fria que dividia a Europa entre os mundos socialista e capitalista.

Em 1990, Hagi disputou a Copa do Mundo da Itália. Chamou a atenção do Real Madri e, com a queda do Muro de Berlim, se mudou para a Espanha. No time merengue, não obteve o mesmo sucesso apresentado na Romênia. Deixou o clube pelas portas do fundo e foi jogar no Brescia da Itália, na época na 2ª Divisão.

Nos Estados Unidos, em 1994, Gheorghe Hagi se destacou como um dos principais atletas do mundial. A atuação respeitável o levou de volta para a Espanha. Desta vez, para o Barcelona, onde, novamente, fracassou. Sem grande prestígio na Catalunha, Hagi passou a defender o Galatasaray da Turquia. Por ironia do destino, levantou a taça de campeão da Supercopa Europeia em cima do Real Madri.
O romeno esteve, ainda, próximo de se mudar para o Brasil. A violência da capital paulista, somada as manchetes negativas da época, inviabilizaram a negociação com o São Paulo. Em 2001, iniciou sua carreira como treinador da Seleção Romena. Rodou pelo futebol turco ao longo dos anos e em 2010 assinou com o Galatasaray, clube que mais se destacou durante o tempo em que atuou como jogador.

ver mais notícias
ver mais Áudio

Selecione a letra para o filtro

  • Tabela

  • BRASILEIRÃO 2019

  • Classificação
    Pontos
  • 1 Fla
    77
  • 2 Pal
    67
  • 3 San
    64
  • 4 Grê
    56
  • 5 São
    52
  • Veja tabela completa

ÚLTIMOS CRAQUES