Gheorghe Hagi nasceu em Sãcele, na Romênia, em 5 de fevereiro de 1965. Iniciou a carreira nas categorias de base do Farul. Aos 15 anos, trocou o time de Constanta pelo Luceaf?rul Bucareste, tida como uma escola de talentos para pessoas consideradas acima da média. A falta de condições para a prática esportiva, no entanto, o fizeram voltar ao Farul Constanta.
Um ano depois, em 1982, foi contratado para jogar na equipe principal do Sportul Studentesc. A habilidade apurada que lhe renderia, nas temporadas subseqüentes, o apelido de "Maradona dos Cárpatos?, entretanto, não foi suficiente para evitar que o romeno tivesse que se submeter a um contrato de risco em virtude de problemas pulmonares e cardíacos.
Durante a temporada 1986/87, Gheorghe Hagi passou a jogar pelo Steaua, equipe em que conquistou o vice-campeonato mundial interclubes. Reconhecido pelo ocidente europeu, o jogador despertou o interesse da Juventus da Itália. A negociação são saiu em virtude da Guerra Fria que dividia a Europa entre os mundos socialista e capitalista.
Em 1990, Hagi disputou a Copa do Mundo da Itália. Chamou a atenção do Real Madri e, com a queda do Muro de Berlim, se mudou para a Espanha. No time merengue, não obteve o mesmo sucesso apresentado na Romênia. Deixou o clube pelas portas do fundo e foi jogar no Brescia da Itália, na época na 2ª Divisão.
Nos Estados Unidos, em 1994, Gheorghe Hagi se destacou como um dos principais atletas do mundial. A atuação respeitável o levou de volta para a Espanha. Desta vez, para o Barcelona, onde, novamente, fracassou. Sem grande prestígio na Catalunha, Hagi passou a defender o Galatasaray da Turquia. Por ironia do destino, levantou a taça de campeão da Supercopa Europeia em cima do Real Madri.
O romeno esteve, ainda, próximo de se mudar para o Brasil. A violência da capital paulista, somada as manchetes negativas da época, inviabilizaram a negociação com o São Paulo. Em 2001, iniciou sua carreira como treinador da Seleção Romena. Rodou pelo futebol turco ao longo dos anos e em 2010 assinou com o Galatasaray, clube que mais se destacou durante o tempo em que atuou como jogador.
Saudade: Há sete anos morria Tim, jogador com passagens pelos dois clubes de Ribeirão Preto
Ele residia na Bahia, onde comandava uma Escolinha de FutebolParabéns, Júnior, 71 anos! Ídolo do Flamengo também brilhou na Itália e na Seleção
Achados & Perdidos: Com virada espetacular sobre a Suécia, Brasil conquistava sua primeira Copa do Mundo, há 67 anos
Flamengo enfrenta o Bayern pelas oitavas; time alemão foi derrotado pelo Rubro-Negro em 1994
F1: Norris segura Piastri e vence o GP da Áustria, marcado por Bortoleto pontuando pela primeira vez
Uma foto, uma história! Kalef e Cerezo no avião, durante excursão do São Paulo na Espanha
Achados & Perdidos: Veja todos os gols marcados pelo aniversariante Pedrinho defendendo o Vasco da Gama
A América das tempestades, trovões...e Diego Armando. De novo! Por Ricardo Setyon
Achados & Perdidos: Brasil derrotava a Alemanha e conquistava o penta há 23 anos
Saudade: Há dois anos morria o jornalista Gil Rocha
O dia em que Milton Neves recebeu equipe do UOL para contar muitos de seus 'causos'