Confronto reúne dois dos cinco maiores campeões brasileiros no torneio. Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Confronto reúne dois dos cinco maiores campeões brasileiros no torneio. Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Rivalizando nos últimos anos, inclusive na atual temporada pelo Campeonato Brasileiro, Flamengo e Palmeiras disputam a primazia entre os clubes brasileiros na Libertadores da América, pois ambos buscam o quarto título na competição, na decisão que acontece em jogo único que será disputado neste sábado (29) a partir das 18h no Estádio Monumental de Lima, no Peru.

Para chegar à final, o Palmeiras passou pela LDU (Equador), revertendo o placar de 3 a 0 em Quito para 4 a 0 na capital paulista.

O Flamengo, por sua vez, venceu os argentinos do Racing no Maracanã por 1 a 0 e segurou o empate em Buenos Aires (0 a 0).

Em termos emocionais, o Rubro-Negro evidentemente chega em melhor situação, uma vez que ficou muito perto da conquista do título do Brasileirão na última terça-feira (25), após empatar em Belo Horizonte com o Atlético (1 a 1) e ver o Palmeiras perder para o Grêmio em Porto Alegre (3 a 2). 

ÚLTIMO CONFRONTO

A última vez que Flamengo e Palmeiras se enfrentaram foi pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, em 19 de outubro, ocasião em que a equipe carioca bateu o time paulista por 3 a 2, no Maracanã.

VENCEDOR SERÁ O BRASILEIRO MAIOR VENCEDOR DA LIBERTADORES

Cinco clubes brasileiros conquistaram a Libertadores da América por três vezes: os dois postulantes à edição deste ano (Flamengo e Palmeiras) e também o São Paulo, o Grêmio e o Santos.

No caso do Flamengo, as conquistas aconteceram em 1981, 2019 e 2022, enquanto Palmeiras foi vitorioso em 1999, 2020 e 2021, sendo os dois últimos títulos com seu atual treinador, Abel Ferreira. A primeira conquista esmeraldina, em 1999, foi sob o comando de Felipão.

ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

Palmeiras: Carlos Miguel; Khellven, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez, Bruno Fuchs, Andreas Pereira, Raphael Veiga, Allan, Vitor Roque, Flaco López. Técnico: Abel Ferreira.

Flamengo: Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira, Alex Sandro, Erick Pulgar, Jorginho, Arrascaeta, Luiz Araújo, Carrascal, Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luis.

Últimas do seu time